Estilhaçar um Inimigo Congelado por Cryo – Como Funciona?

Estilhaçar – O que é?

Estilhaçar é um dos possíveis efeitos em alvos afetados pelo Congelamento, que, por sua vez, é resultado da Reação Elemental de Cryo + Hydro. Após você congelar o alvo, será possível estilhaçá-lo, quebrando o gelo e causando um dano especial, com uma fórmula única de dano a qual veremos mais adiante.

Em termos simples: estilhaçar é quebrar o gelo que envolve um inimigo Congelado.

Como Congelar um Inimigo?

Para Congelar um inimigo, basta deixá-lo Afetado por Cryo, utilizando alguma habilidade de Cryo nele e então afetá-lo por Hydro logo em seguida. A Reação Elemental de Cryo + Hydro é o Congelamento.

Como Funciona?

Ao estilhaçar um alvo, você finalizará imediatamente os efeitos de Congelado e Lentidão que estiverem ativos nele. Em contrapartida, causará dano direto à sua vida numa fórmula que ignora a DEF

A Fórmula de Dano

O dano de Estilhaçar é afetado somente pelo nível, Proficiência Elemental do personagem que estiver causando a reação e a DEF Física do alvo. Esse efeito ignora o nível, Vida, resistência elemental, buffs e ATQ do alvo, mas também não é afetado pela Taxa Crítica ou Dano Crítico.

A fórmula exata para se calcular o dano de Estilhaçar é desconhecida, porém pode ser aproximada pela fórmula a seguir, que é válida de 0 a 898 de Proficiência Elemental.

{displaystyle {DMG=left(1+{frac {EM\%}{100}}ight)	imes DMG_{base}}}

Onde:

  • DMG é o dano final;
  • EM é a % de bônus da Proficiência Elemental;
  • e DMGbase é o dano base.
Nível do Personagem 1 10 20 30 40 50 60 70 80 90
base_dmg 28 45 107 183 283 435 664 964 1275 1458
 
Proficiência Elemental 0 20 50 90 140 200 260 330 410
EM_bonus (%) 0 9.0 22.1 39.0 59.2 82.0 103 127 151
 
dmg = [1 + (0.453633528 × EM × EXP(-0.000505 × EM))/100] × [-0.0000020555(lvl)^5 + 0.0003895953(lvl)^4 - 0.0239673351(lvl)^3 + 0.7174530144(lvl)^2 - 3.7397755267(lvl) + 31.2160750111]

Exemplo Prático

Suponhamos a existência de um personagem cujo nível seja 80 e sua Proficiência Elemental seja 260. Neste caso, o valor DMG seria igual a 1 + ((260/100) ✰ 1275) = 3.316. Portanto, o dano aproximado que seria causado por Despedaçar desencadeado por este personagem seria de 3.316 pontos.

A Fórmula Complexa

Ainda utilizando esse mesmo personagem como base, podemos calcular de um modo mais completo utilizando a fórmula complexa da seguinte forma:

DMG = [1 + (0.453633528 ✰ 260 ✰ ^(-0.000505 ✰ 260)) / 100] ✰ [-0.0000020555(80)^5 + 0.0003895953(80)^40.0239673351(80)^3 + 0.7174530144(80)^2 - 3.7397755267(80) + 31.2160750111]