Guia do Iniciante 20: Proficiência Elemental Explicada em Detalhes | Tio Lou Games

Aprox. 6 minutos de leitura

Guia do Iniciante 20: Proficiência Elemental Explicada em Detalhes

Guia do Iniciante 20: Proficiência Elemental Explicada em Detalhes

Aprox. 6 minutos de leitura
    Aprox. 6 minutos de leitura

    CONSIDERAÇÕES INICIAIS

    Em Genshin Impact os elementos são parte fundamental da história e da jogabilidade. E não importa qual dos 7 elementos do jogo você esteja usando, a Proficiência Elemental (ou Elemental Mastery, em inglês) significa a mesma coisa para todos eles. Conforme você começa no jogo a Proficiência Elemental não é tão importante a partir do momento que seu dano é suficiente para derrotar basicamente qualquer inimigo. Entretanto, conforme você progride na história e os monstros vão se tornando mais fortes, a Proficiência Elemental se torna cada vez mais vital.

    Primeiramente muitas boas-vindas ao canal Tio Lou Games, eu sou o Tio Lou e você está assistindo minha série de guias para iniciantes no Genshin Impact. Você consegue acessar todos os outros guias a partir da playlist que eu montei, que você consegue acessar clicando aqui.

    ASSISTA TAMBÉM EM VÍDEO

    O QUE É PROFICIÊNCIA ELEMENTAL?

    Proficiência Elemental é um status, uma característica do seu personagem, que indica o dano global dos seus elementos. Se ela for muito baixa, o dano será menor. Se ela for mais alta, o dano será maior. Infelizmente, é raro conseguir aprimorar a sua Proficiência Elemental enquanto está subindo o nível de seus personagens lá nos ranks de aventura mais baixos em Genshin Impact. O método mais viável para isso é usar Artefatos e Armas.

    Diferentes artefatos, ainda que eles sejam exatamente iguais em nome e Conjunto, podem ter diferentes status entre um e outro; um pode ter ATQ + 5.2% enquanto o outro pode ter Vida + 420 e alguns outros ainda podem ter ambos! É completamente aleatório qual Artefato terá qual status, como já vimos no capítulo de Artefatos anteriormente nesta série de guias. Ainda assim, sabemos que alguns status costumam dropar mais em um ou outro tipo específico de artefato. E falando sobre a PE, observamos uma chance maior de obtermos o status em peças de artefato do tipo Areia do Tempo ou Cálice de Erátema.

    O bônus que você quer num Artefato ou Arma, especialmente para times focados em reações elementais, é a Proficiência Elemental. Uma vez que você tenha um artefato com esse status, mantenha-o e aprimore-o. Toda vez que você aumenta o nível de um artefato, os bônus incluídos nele também aumentam. E é assim que você pode obter artefatos magníficos.

    As únicas coisas que sempre se mantem imutáveis são os Bônus de Conjunto, já que cada Artefato é parte de um Conjunto, como já vimos anteriormente também nesta série de guias. Apenas relembrando rapidamente, ao equipar 2 ou 4 peças de um Conjunto você receberá alguns bônus exclusivos. Um Conjunto excelente para aumentar sua Proficiência Elemental é o conjunto do Instrutor, que, ao equipar 2 peças, aumenta a Proficiência Elemental em 80. E ao equipar 4 peças faz com que, após usar sua Habilidade Elemental, aumente a Proficiência Elemental de todos os integrantes do seu grupo em 120 durante 8 segundos.

    As Armas também possuem diferentes bônus, como Proficiência Elemental por exemplo. Assim como os Artefatos, ao aprimorá-las e aumentar seus níveis, esses status se tornarão maiores também, então é de extrema importância fazer isso para que as armas se tornem poderosas o suficiente para que você consiga derrotar seus inimigos.

    COMO ELA REALMENTE FUNCIONA?

    A Proficiência Elemental não aumenta diretamente o seu dano. Em vez disso, ela aumenta o dano causado pelas Reações Elementais que você causa em combate. Confira a imagem a seguir para uma melhor ideia de como ela age em seu personagem.

    De acordo com o que você vê na imagem na sua tela agora, a Proficiência Elemental deve ser usada quando o seu foco for a Reação Elemental que o personagem em questão será capaz de ativar com o auxílio dos demais personagens do seu grupo. Lembrando que o tempo e o ambiente em que você se encontra no momento também influenciam quanto a isso e você pode ver mais detalhes sobre as Reações e Ressonâncias Elementais por meio dos vários vídeos sobre reações elementais presentes nesta série de guias para iniciantes. O link está no comentário fixado, o primeiro comentário desse vídeo aqui.

    No caso da imagem que estamos vendo na tela, se a sua Sobrecarga causaria naturalmente 1000 de Dano, graças a esse valor de Proficiência Elemental você causará agora um incrível total de 2300 de Dano. E assim sucessivamente para todos os demais elementos e suas respectivas Reações Elementais.

    CALCULANDO O DANO

    Você já sabe que a PE aumenta os danos das suas reações elementais. O que não vimos ainda é exatamente como isso acontece. Para entendermos isto, precisamos entrar de cabeça na fórmula de dano do Genshin Impact – ou ao menos em uma pequena parte dela por enquanto.

    Na tela de detalhes do personagem é possível ver qual a exata porcentagem em que a nossa PE atual aumentará os danos de cada uma das reações elementais disponíveis no Genshin Impact. Perceba que esses aumentos de dano estão separados em três blocos. O primeiro para as reações de Vaporização e Fusão, o segundo para a Sobrecarga, Supercondutor, Eletricamente Carregado e Redemoinho e o terceiro bloco para a reação de Cristalização – que apesar de ser do mesmo tipo das do segundo bloco, não causa dano e sim oferece absorção de dano. Por isso entra num bloco específico.

    Observando o primeiro bloco, vemos um aumento de 54,4% nos danos das reações de Vaporização e Fusão. Isso não significa que vamos calcular todo o nosso dano e no final adicionar essa porcentagem como dano adicional. Em vez disso, aumentaremos diretamente o multiplicador de dano da reação ativada.

    Por exemplo, se ativamos uma reação de Fusão com multiplicador 2x, basta multiplicarmos 2 – o nosso multiplicador natural – pelos 54,4% de bônus oferecidos pela nossa PE. Dessa forma, temos 2, do nosso multiplicador, acrescido de mais 54,4% de 2, que é o nosso multiplicador natural. A equação fica, portanto, expressa na forma de 2 * (1 + 0,544) = 3,088. De forma a simplificar as coisas, usamos apenas duas casas decimais, arredondando o número para o valor mais próximo. Neste caso, nosso multiplicador de dano sobe de 2 para 3,09 na reação de Fusão com trigger Cryo.

    E AS OUTRAS REAÇÕES?

    As demais reações elementais possuem cálculos um pouco mais complexos. Como já vimos bastantes números por hoje, vou deixá-las para um segundo vídeo desse tema, no qual falaremos especificamente sobre fórmulas e números para entendermos com perfeição como a PE realmente funciona, como ela realmente aumenta o nosso dano.

    ENCERRAMENTO

    E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube e/ou me seguir no hoYoLAB para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse artigo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Muito obrigado e até a próxima!

    Ainda tem dúvidas? Quer acrescentar algo? Encontrou um erro? Comente!
    Aprox. 6 minutos de leitura
    Artigo verificado pelos nossos especialistas! Última revisão em 04/08/2022 às 17:08h.
    Encontrou algo errado?
    Enviado por:
    Em:
    04/08/2022 às 17:08h
    Atualizado:
    08/08/2022 às 18:30h
    Licença do Conteúdo:
    Termos da Comunidade:
    Tamanho do Texto:
    Alternar Modo:
    Compartilhe Isto:
    ×

    Você pode denunciar anonimamente. Nenhum dado seu será coletado. Ao clicar no botão abaixo você será encaminhado ao seu provedor de e-mails padrão para redigir sua denúncia. Haverá um texto pré-definido e pedimos que não o modifique a fim de facilitar nosso atendimento. Agradecemos imensamente sua prestatividade em manter a comunidade segura!

    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto exibirá um aviso público de que este artigo possui fontes confiáveis e pode ser seguido à risca pelos leitores. O autor também receberá um aviso via e-mail informando que o artigo foi verificado e aceito. É possível reverter isto posteriormente, porém os e-mails e avisos não poderão ser alterados. Ao reverter, uma nova mensagem será enviada ao autor informando sobre o processo e o aviso padrão voltará a ser exibido aos leitores.
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja marcado como pendente de verificação profissional, exibindo o aviso padrão aos leitores. Um e-mail será enviado ao autor notificando-o da alteração de status.
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja marcado como incorreto. Uma mensagem informativa será enviada ao autor.
    O que torna este artigo Incorreto?
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja ocultado. Ele não poderá mais ser exibido na listagem. Na página de visualização uma mensagem será exibida informando o usuário de que o artigo foi ocultado. Uma mensagem informativa será enviada ao autor.
    Qual o motivo da ocultação do artigo?