Guia do Iniciante 21: Calculando o Buff da Proficiência

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

No vídeo anterior eu expliquei em detalhes que em Genshin Impact os elementos são parte fundamental da história e da jogabilidade. E não importa qual dos 7 elementos do jogo você esteja usando, a Proficiência Elemental (ou Elemental Mastery, em inglês) significa a mesma coisa para todos eles. Expliquei também seu funcionamento desde o mais básico até o ponto mais avançado, mas faltou ainda falar sobre a fórmula de cálculo das reações transformativas e alguns outros detalhes que abordaremos no artigo de hoje.

Primeiramente muitas boas-vindas ao canal Tio Lou Games, eu sou o Tio Lou e você está assistindo minha série de guias para iniciantes no Genshin Impact. Você consegue acessar todos os outros guias a partir da playlist que eu montei, que você consegue acessar clicando aqui.

ASSISTA TAMBÉM EM VÍDEO

FÓMULA DAS REAÇÕES TRANSFORMATIVAS

<em>Fonte KeqingMainscom<em>

As reações transformativas presentes no segundo bloco descritivo da nossa Proficiência Elemental são as reações de Sobrecarga, Supercondutor, Eletricamente Carregado e Redemoinho. Veremos a seguir ainda o terceiro bloco, que compreende a reação de Cristalização – que apesar de ser do mesmo tipo das do segundo bloco, não causa dano e sim oferece absorção de dano. Por isso ela entra num bloco específico, como eu comentei no vídeo passado.

Antes de cairmos diretamente nas fórmulas é importante que saibamos o ponto de início disso tudo. O valor básico de dano de cada uma das reações você já teve acesso através dos guias específicos de cada uma das principais reações elementais que nós já temos nessa série de guias e você pode acessar pelo link no comentário fixado. De todo modo, temos aqui uma tabela que exibe os valores básicos de dano de forma comparativa entre todas as reações transformativas de dano.

Se você bem lembra do que vimos no vídeo sobre a reação de Eletricamente Carregado, saberá que, muito embora o valor básico de dano da Sobrecarga seja bastante superior ao valor do Eletricamente Carregado, este segundo possui duas ativações simultâneas. Isto faz com que o Eletricamente Carregado ultrapasse a Sobrecarga em questão de dano bruto, como pode ser visto nesta tabela apresentada agora na sua tela.

A título de exemplo pegaremos os dados da reação de Sobrecarga para facilitar nosso entendimento. A tabela de evolução de dano da Sobrecarga é essa que você vê agora na tela. A partir desses valores entenderemos como a PE aumenta o dano da reação ao aplicar a porcentagem dela em cima do valor básico de dano da reação elemental. Por exemplo, se um personagem de nível 90 com 341 pontos de PE desencadeia uma reação de Sobrecarga nós temos a seguinte equação: 2.893,7 ✰ (1 + 1,304), onde 2.893,7 é o valor básico de dano da reação elemental de Sobrecarga, 1 é o módulo para garantir um valor positivo no resultado e 1,304 são os 130,4% de aumento de dano provido pela PE em sua forma decimal. Como resultado, nosso dano, que originalmente seria de 2.893,7 pontos, graças aos 341 de PE agora será um total de 6.667,0848. Como já comentado no vídeo anterior, os números são sempre arredondados no Genshin Impact. E no caso do dano, não trabalhamos com casas decimais. Logo, nosso dano total final é de 6.667 pontos. Um aumento realmente estupendo graças à Proficiência Elemental!

O mesmo vale para todas as demais reações do segundo bloco. Se, por exemplo, um personagem de nível 70 com 341 de PE desencadeia uma reação de Eletricamente Carregado, teremos o dano básico de 918,8 acrescidos de 130,4% da Proficiência Elemental. Logo, temos a equação 918,8 ✰ (1 + 1,304) = 2.116,9152. Arredondando sem casas decimais, nosso dano final é de 2.117 pontos. Um aumento deveras grandioso, considerando que o dano inicial era de menos de 1.000 pontos e agora temos mais de 2.000 sendo desferidos.

A CRISTALIZAÇÃO

<em>Fonte Genshin Impact Fandom<em>

E sobre a Cristalização, presente em nosso terceiro bloco da PE, ela é supersimples: basta obtermos o valor básico de absorção do escudo e aumentarmos na porcentagem descrita pela Proficiência Elemental.

Ao olharmos para a tabela com o escalonamento da Cristalização, podemos observar o valor básico que nossos escudos são capazes de absorver de acordo com o nível do personagem que desencadeou a reação elemental e gerou o cristal.

Se um personagem de nível 90 gera um cristal Pyro, nós teremos uma absorção básica de 1.851 pontos para o dano físico e para todos os elementos, com 250% de eficácia para o elemento Pyro que é o mesmo do escudo. Veremos esses 250% daqui a pouco, vamos focar agora apenas no valor básico de absorção.

Supondo que esse mesmo personagem tenha 341 pontos de PE, quando olhamos para a tela da PE, vemos que o aumento na absorção da Cristalização é de 86,9%. Logo, temos a equação 1.851 ✰ (1 + 0,869), onde 1.851 é o valor básico de absorção do nosso escudo gerado pela Cristalização, 1 é o módulo que garante um valor positivo no resultado e 0,869 são os 86,9% de bônus oferecidos pela PE em sua representação decimal. Portanto, a equação 1.851 ✰ (1 + 0,869) tem como resultado o valor arredondado de 3.460 pontos de absorção no escudo gerado pela reação de Cristalização.

Todavia, eu já comentei antes que os escudos possuem 250% de eficácia contra seu próprio elemento. Logo, se estivermos recebendo um dano do elemento Pyro enquanto estivermos com um escudo da Cristalização Pyro, temos um escudo ainda mais eficiente.

Nesse caso, os 250% se somam à nossa PE e, juntos, aumentam o valor básico de absorção do escudo. Portanto, considerando ainda o mesmo personagem com o mesmo valor de PE, nossa equação seria 1.851 ✰ (1 + (2,5 + 0,869)), onde 1.851 é a absorção básica do escudo, 1 é o módulo, 2,5 são os 250% de absorção adicional do elemento em sua representação decimal e 0,869 são os 86,9% de bônus de absorção da PE em sua representação decimal. Somamos os 250% com os 86,9% e então multiplicamos nosso valor básico pelo resultado dessa soma. A absorção final desse escudo Pyro recebendo um ataque do elemento Pyro seria o valor arredondado de 8.087 pontos.

MELHORES TIMES COM PE

Mas de nada adianta saber de tudo isso e não conseguir montar um bom time, que tire total proveito da PE e todos os seus benefícios.

Como já comentado, os melhores times para a utilização da Proficiência Elemental são os times baseados em Reações Elementais. Melhor ainda quando capazes de desencadeá-las aos montes sem dificuldade.

As melhores opções são sempre compostas por ao menos um personagem do elemento Anemo. Isso porque, como vimos sobre o funcionamento da reação de Redemoinho no vídeo exclusivo da reação elemental, ela é capaz de gerar reações subsequentes em cadeia, facilitando imensamente nosso trabalho nesse sentido.

Portanto, times como o Sukokomon, Superstars e suas variantes são sempre uma ótima escolha para enchermos de PE e causarmos dano sem esforço algum e, melhor ainda, geralmente numa enorme área, atingindo diversos inimigos ao mesmo tempo e otimizando nossa gameplay.

Esse time que você vê agora é o Superstars e ele tem um vídeo sendo apresentado aqui no canal. Foi criação nossa e você pode utilizar se tiver os personagens à sua disposição. Ele é como uma supercara e supereficiente do Sukokomon. Vale a pena testar, se você puder!

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube e/ou me seguir no hoYoLAB para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos {}. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse artigo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Muito obrigado e até a próxima!