Venti: Build Atualizada 2022 | Tio Lou Games

Aprox. 8 minutos de leitura

Venti: Build Atualizada 2022

Venti: Build Atualizada 2022

Aprox. 8 minutos de leitura
    Aprox. 8 minutos de leitura

    Dominar o vento há muito tempo é sinônimo de poder graças ao avatar Aang, que mostrou ao mundo que nem só de fogo uma dobra sobrevive. Em Genshin Impact o elemento Anemo, correspondente ao Vento da vida real, é de extrema utilidade e sua principal função é a de amplificar os danos elementais de toda a equipe sem prejuízo da sua rotação. Venti é especialista justamente nessa função. Graças a seu poderoso Supremo, habilidade também chamada de Explosão Elemental, é possível causar inúmeras reações elementais em cadeia. Isso permite a composição de times diversos e com gameplays alternativas, como o Sukokomon ou o Superstars – assim alcunhado pelo público do canal Tio Lou Games e agradeço por isso!

    A grande dúvida que fica é: beirando o começo de Março de 2022, Venti ainda é relevante em nossos times de Genshin Impact?

    ASSISTA EM VÍDEO

    CONSIDERAÇÕES INICIAIS

    Venti é um personagem de extrema versatilidade, combinando com os mais variados times. Ocorre que o seu ponto mais forte acabou se tornando, com o passar do tempo, também em seu ponto mais fraco: seu Supremo.

    ARTEFATOS

    Artefatos não são uma grande questão pro Venti, a gente bem sabe disso. Basta equipar 4 peças do Sombra Verde e pronto. O conjunto reduz a RES Elemental do alvo atingido de acordo com o elemento infundido em seu Redemoinho.

    Até há outras opções, como a mescla do Sombra com o Trupe Itinerante, Antigo Ritual Real e Último Juramento do Gladiador ou suas variantes (quaisquer conjuntos que dêem +18% de ATQ nas 2 peças). Nenhuma delas fica muito longe em desempenho direto se comparado ao Sombra Verde 4 peças, mas todas carecem da redução de RES Elemental, que faz MUITA diferença no fim das contas.

    Portanto, é equipar 4 peças do Sombra Verde e se preocupar não muito, mas um pouco mais com a arma. O que nos leva ao próximo tópico desse artigo.

    Abaixo seguem alguns comparativos de artefatos considerando uma build de Proficiência Elemental:



    E a seguir, os comparativos baseados numa build de ATQ, Dano Anemo e Taxa/Dano CRIT:



    ARMAS

    A melhor opção custo-benefício é o Último Acorde, de 4⭐. Ele apresenta exatamente o mesmo desempenho que um Elegia do Suspiro Final, de 5⭐, porém é muito menos custoso de se obter. A única real diferença entre eles é que o Elegia aumenta a PE e o ATQ do resto do seu time ao desencadear suapassiva. Eu não acho que valha a pena o custo só por conta disso. Ode à Brisa, um arco de 4⭐ exclusivo de um evento passado, tambémé muito bom e fica como segundo colocado abaixo do Último Acorde e do Elegia do Suspiro Final – que ficam empatados.

    Além desses eu realmente não indico nenhum outro arco. Até mesmo numa build padrão com ATQ, Dano Anemo e Taxa/Dano CRIT esses arcos são as melhores opções, visto que complementam sua build com bastante PE e isso gera um excelente dano adicional. Mas se você não tiver nenhum desses, então qualquer um que dê ATQ ou RE são suficientes. Ou até mesmo algum que dê Taxa ou Dano CRIT para complementar seus status, se for o caso.

    Abaixo seguem alguns comparativos das armas numa build baseada em ATQ, Dano Anemo e Taxa/Dano CRIT - mas que servem para ambos os casos:



    COMO FUNCIONA O SUPREMO DO VENTI

    Antes de tudo, é de suma importância separar as coisas. O Supremo do Venti funciona de formas diferentes de acordo com cada situação. Ao enfrentar poucos inimigos, o ATQ escalona mais e aumenta mais o dano do seu Supremo. Ao enfrentar muitos inimigos que possam ser absorvidos ou que se mantenham na área de seu Supremo, a PE escalona melhor, dadas as inúmeras reações elementais em cadeia que ocorrerão em seu supremo. E esse último caso ainda é mais vantajoso se você tiver ao menos 3 elementos diferentes em seu time – por exemplo os times Superstars ou Sukokomon.

    Além disso, o Supremo do Venti é capaz de causar dano de três formas diferentes:

    1. Pelo dano passivo da habilidade;
    2. Pela absorção elemental;
    3. E pela reação de Redemoinho.

    O dano passivo da habilidade ocorre 20 vezes por ativação e seu dano é calculado com base no ATQ do personagem. O dano de absorção ocorre até 14 vezes por ativação e seu dano é calculado com base em uma porcentagem fixa do dano passivo da habilidade, de acordo com o nível do talento.

    Já a reação elemental de Redemoinho ocorre 7 vezes por ativação e seu dano é determinado por um valor-base indicado pelo nível do seu personagem, mais sua PE, menos a RES Elemental do alvo atingido.

    Se você estiver utilizando o Sombra Verde completo, os seguintes danos do seu Supremo NÃO tirarão proveito do efeito do conjunto:

    1. Dos seus 20 danos passivos, os 6 iniciais;
    2. Dos seus 14 danos de absorção, os 4 iniciais.

    Todos os demais danos já serão calculados levando em consideração a RES elemental reduzida dos alvos.

    Agora, preste atenção ao fato de que a PE só terá efeito nos 7 Swirls que o Venti causa em seu Supremo. Tendo isso em mente, uma build padrão de ATQ, Dano Anemo e Taxa/Dano CRIT aumentará todos os danos exceto os 7 Redemoinhos. Todavia, supondo que seu time tenha os elementos Pyro e Electro à disposição e que você esteja enfrentando um grupo de 7 Hilichurls, aqui é onde a PE leva vantagem: ao afetar todos os alvos por Electro e infundir esse elemento em nosso Supremo, reduzir suas RES Elementais com o Sombra Verde e então ativar uma reação de Sobrecarga em um dos alvos, essa será desencadeada nos demais e elas serão duplicadas. Isso acontece porque ao ativar uma Sobrecarga você causa uma explosão que causa Dano Pyro aos alvos. Como nossos alvos já estavam afetados por Electro, eles desencadearão, um após o outro, uma nova reação de Sobrecarga. Ao terminar a corrente de ativações, é extremamente provável que o primeiro alvo já esteja novamente afetado por Electro ou que seu ativador Pyro já esteja novamente disponível para repetir o processo. Desse modo, a única limitação real na quantidade de reações que podemos causar, é o tempo entre uma e outra que é imposto pela própria mecânica do jogo, não sendo possível contorná-lo.

    De todo modo é fundamental perceber que quanto mais inimigos estiverem dentro do seu Supremo, melhor a sua PE escalonará.

    STATUS

    Os status que eu indico hoje são diferentes dos que eu indiquei no vídeo original do personagem, há mais de 1 ano. E isso porque com o tempo e a experiência adquirida foi possível obter melhores resultados com focos diferentes.

    No caso de você querer focar no ATQ, temos:

    1. ATQ na Areia do Tempo;
    2. Dano Anemo no cálice;
    3. E Taxa/Dano CRIT na Tiara, o que você estiver precisando mais.

    Nos substatus, busque colocar RE, ATQ%, Taxa e Dano CRIT em tudo que te for possível. No caso de focar nas reações elementais, colocamos PE em tudo. E nos substatus, buscamos colocar PE e RE em tudo que for possível. Outros status são dispensáveis se o seu foco for nas reações de Redemoinho via PE.


    GRUPOS, ROTAÇÃO E GAMEPLAY

    O time Morgana, formado pelo Venti, Mona, Ganyu e Diona, faz excelente uso do Supremo do personagem. É um time baseado em Congelamento, com um controle de campo absurdo, um dano em área de dar inveja e um DPS respeitável. Chefões não são congelados nem sugados pelo Supremo do Venti, mas ainda recebem todo o dano que o time é capaz de causar.

    O time Superstars é baseado em reações em cadeia e ter o Venti é fundamental pro máximo desempenho dele. Este time eu apresento em detalhes no vídeo que você pode acessar através do link a seguir: https://youtu.be/2Mvavp1aRWk.

    Além disso, todo e qualquer time baseado em reações elementais cujos personagens tenham algum nível de distância em seus ataques vai funcionar bem com o Venti. É possível utilizá-lo junto da Yanfei, Yoimiya, Kokomi, Diona, Yae Miko, Fischl e tantos outros e ainda obter bons resultados. Basta se adequar à gameplay de reações e prestar atenção na ordem de ativação dos elementos.

    Uma dica de suma importância é prestar atenção no fato de que Venti eleva os inimigos e torna inúteis ataques de alcance corpo-a-corpo. Além disso, se equipado com 4 peças do Sombra Verde, reduzirá as RES Elementais dos inimigos para todos os elementos que forem absorvidos em seu Supremo. Porém, é sempre importante fazer com que o primeiro elemento absorvido seja o mais importante de ter sua RES reduzida. Assim você evita falhas em sua gameplay. Venti é simples demais, sua rotação é simplesmente utilizar seu Supremo e então lançar sua Habilidade Elemental para aproveitar a RE adicional recebida pelo personagem ao ativar as habilidades nesta ordem.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Venti é um personagem estupendo que ainda hoje tem posições insubstituíveis em diversos times, como Morgana e principalmente Superstars. Apesar disso, seu Supremo envelheceu mal e acabou se tornando menos eficiente do que já foi um dia.

    Ainda assim, super vale a pena ter o personagem. Se você ainda não o tempo, vale mirar no próximo rerun.

    Apesar disso, nunca se esqueça: Genshin é um jogo. E como tal, a diversão é o ponto principal aqui. Portanto, apenas jogue e se divirta da forma como preferir!

    Muito obrigado e até a próxima!

    Ainda tem dúvidas? Quer acrescentar algo? Encontrou um erro? Comente!
    Aprox. 8 minutos de leitura
    Artigo verificado pelos nossos especialistas! Última revisão em 27/04/2022 às 21:24h.
    Encontrou algo errado?
    Enviado por:
    Em:
    27/04/2022 às 21:24h
    Atualizado:
    27/04/2022 às 22:03h
    Licença do Conteúdo:
    Termos da Comunidade:
    Tamanho do Texto:
    Alternar Modo:
    Compartilhe Isto:
    ×

    Você pode denunciar anonimamente. Nenhum dado seu será coletado. Ao clicar no botão abaixo você será encaminhado ao seu provedor de e-mails padrão para redigir sua denúncia. Haverá um texto pré-definido e pedimos que não o modifique a fim de facilitar nosso atendimento. Agradecemos imensamente sua prestatividade em manter a comunidade segura!

    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto exibirá um aviso público de que este artigo possui fontes confiáveis e pode ser seguido à risca pelos leitores. O autor também receberá um aviso via e-mail informando que o artigo foi verificado e aceito. É possível reverter isto posteriormente, porém os e-mails e avisos não poderão ser alterados. Ao reverter, uma nova mensagem será enviada ao autor informando sobre o processo e o aviso padrão voltará a ser exibido aos leitores.
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja marcado como pendente de verificação profissional, exibindo o aviso padrão aos leitores. Um e-mail será enviado ao autor notificando-o da alteração de status.
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja marcado como incorreto. Uma mensagem informativa será enviada ao autor.
    O que torna este artigo Incorreto?
    ×

    LEIA COM ATENÇÃO!

    Isto fará com que este artigo seja ocultado. Ele não poderá mais ser exibido na listagem. Na página de visualização uma mensagem será exibida informando o usuário de que o artigo foi ocultado. Uma mensagem informativa será enviada ao autor.
    Qual o motivo da ocultação do artigo?