Ayato: Build Inicial Completa

Considerações Iniciais

{Kamisato Ayato} chegou com o patch 2.6 de Genshin Impact e dividiu o público em dois lados opostos: os que amaram o novo personagem e os que estão errados.

Controlando o elemento Hydro ele é capaz de lidar com as mais variadas situações e pode compor diversos diferentes times, baseados nos mais variados elementos disponíveis no jogo. Times de congelamento, eletricamente carregado, time de reações em cadeia e até mesmo times baseados em vaporização são possíveis.

É claro que não poderia faltar uma imensa gama de haters colocando defeitos no personagem e até mesmo o comparando com o único Main DPS Hydro que havia antes dele: Tartaglia (Childe, pros mais íntimos). Essa é uma comparação que, inclusive, não faz sentido. Os personagens possuem gameplays completamente diferentes e podem ser utilizados até mesmo em conjunto, se assim você quiser.

Aliás, esse vídeo deveria ter ido ao ar na sexta passada, dia 1º. Mas eu fiquei sem internet, então só consegui publicar hoje. Quem quiser as notícias mais recentes pode me seguir no twitter @tiolougames, tenho postado as informações e falado outras besteiras por lá.

Assista em Vídeo

Talentos e Constelações

Você encontra todas as informações e detalhes sobre Talentos e Constelações do personagem {Kamisato Ayato} no vídeo acima ou acessando este link do Youtube.

Artefatos

O novo conjunto de artefatos {Eco do Sacrifício} divide o pódio como uma das três melhores opções de artefatos para o {Ayato}. O bônus de 2 peças oferece +18% de ATQ, enquanto o bônus de 4 peças faz com que cada ataque normal seu tenha uma certa chance de aumentar o dano do seu próximo Ataque Normal em 70%. A cada ataque normal que não ativa esse buff, você obtém mais 20% adicionais de chance do seu próximo ataque normal ativá-lo. Uma vez ativado, todo esse ciclo é reiniciado. Apesar dos “poréns”, esse conjunto é realmente excelente.

{Além-vida Cinábrio} é outra excelente opção e oferece também +18% de ATQ no bônus de 2 peças, porém no bônus de 4 peças ele somente aumenta ainda mais o seu ATQ. Ele é totalmente focado em aumentar seu ATQ. Seu bônus de 4 peças ativa o buff “Luz Nascente” que dura 16s após você ativar seu Supremo. Esse efeito aumenta em mais 8% seu ATQ e se, durante esse período, a Vida do seu personagem for reduzida por qualquer meio, seu ATQ aumentará em mais 10%. A cada 0.8s toda vez que sua vida for reduzida, você acumula mais 10% de ATQ adicionais até um limite de 4 acúmulos. No total, é possível obter +66% de ATQ somando todos os bônus desse conjunto. Os efeitos do bônus de 4 peças desaparecem quando o personagem sai de campo (isso inclui quando ele morre e quando é trocado). E no caso do seu Supremo recarregar rapidamente e você lançá-lo novamente enquanto ainda está sob o efeito desse bônus de 4 peças, esses efeitos não acumulação e o novo apenas substituirá o antigo.

O conjunto {Reminescência Nostálgica} também apresenta um desempenho espetacular, apesar de ser um pouco mais complexo de utilizar visto que consome Energia Elemental. Ele funciona melhor em times baseados em Eletricamente Carregado, já que ao ativar a ressonância Electro é possível gerar muitas partículas elementais com facilidade.

A mescla de conjuntos como o {Profundezas do Coração}, {Último Juramento do Gladiador}, {Reminescência Nostálgica} e os já citados novos artefatos {Além-vida Cinábrio} e {Eco do Sacrifício} seguem de perto com pouco desempenho a menos em relação aos conjuntos completos dos novos artefatos. É importante ressaltar que os bônus de 2 peças dos conjuntos {Reminescência Nostálgica}, {Último Juramento do Gladiador}, {Eco do Sacrifício} e {Além-vida Cinábrio} são idênticos, todos oferecendo +18% de ATQ e tendo peças de 5✰ à disposição.

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Armas

A arma assinatura do personagem, {Maremoto da Lua de Futsu}, disponível atualmente em seu Banner Premium, é a melhor opção para o Ayato. Ela oferece uma quantidade enorme de ATQ e uma excelente quantia de Taxa CRIT como status secundário. Além disso, sua passiva aumenta seus danos elementais e de Ataque Normal. Simplesmente ao equipar a arma, você já obtém +12% de Dano Elemental para todos os elementos. Além disso, quando outro personagem da equipe utilizar uma Habilidade Elemental, o personagem que tiver essa arma equipada receberá um acúmulo, de no máximo dois, do efeito “Ondulação. Quando o personagem que tem essa arma equipada lançar sua própria Habilidade Elemental, ele consumirá todos os acúmulos de “Ondulação” e receberá +20% de Dano do Ataque Normal para cada acúmulo consumido por 8s. Portanto, é possível obter até +40% de dano de Ataque Normal por 8s e +12% de Dano Elemental no R1 dessa arma. Empatada com essa, temos também a {Cortadora da Neblina Reforjada}, arma assinatura da {Shogun Raiden}.

Depois temos também as espadas {Cortadora de Jade Primordial} e {Cortadora de Montanhas}, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Num time baseado em Eletricamente Carregado, a {Rugido do Leão} toma o primeiro lugar nas armas de 4✰, graças a seu potencial gigantesco de aumentar os danos em inimigos afetados por Electro. Também funciona em times de Vaporização, mas esses times são bastante complicados para o {Ayato}, como veremos mais adiante neste artigo.

Em seguida temos a Espada Negra, do Passe de Batalha pago. Ela oferece dano adicional nos Ataques Normais e Carregados, além de Taxa CRIT no status secundário.

A {Prenúncio do Alvorecer}, de 3✰ e supersimples de refinar, aparece logo mais abaixo com um desempenho estupendo para uma arma de apenas 3✰. Super vale a pena equipá-la principalmente considerando que ela possui cerca de meros 4% a menos de desempenho em relação a uma {Espada Negra} R5 e é muito mais simples de se obter, além de ser totalmente gratuita.

E diversas outras opções também aparecem, mas eu encerro a questão das armas por aqui, visto que a {Prenúncio do Alvorecer} é gratuita, simples de se obter e possui desempenho superior às demais opções.

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Status

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Os status permanecem na mesma base de mínimos que sempre vemos por aqui:

      • 50% de Taxa CRIT;
      • 150% de Dano CRIT;
      • Algo em torno dos 1500 de ATQ;
      • e tenha um Cálice de 5✰ com Dano Hydro.

    Nos status principais dos artefatos, recomendo que você busque colocar:

        • ATQ% na Areia do Tempo;
        • Dano Hydro no Cálice;
        • E Taxa/Dano CRIT na Tiara, o que você estiver precisando mais.

      De substatus, é interessante colocar ATQ%, RE%, Taxa e Dano CRIT em tudo. Proficiência Elemental será bem-vinda onde sobrar um espaço.

      Times e Gameplay

      E para colocar tudo isso em prática, é fundamental ter um bom time. Isso é algo que, no caso do {Ayato}, pode variar bruscamente dependendo do seu objetivo. O time que eu mais tenho gostado de usar com o {Ayato} é baseado em Congelamento e é composto pelo próprio, acompanhado da {Ganyu}, {Kazuha} e {Qiqi}. Com a presença da {Qiqi} eu tenho a ressonância elemental de Cryo me fornecendo uma Taxa CRIT maior. {Ganyu} fica responsável por dividir o DMG Output do time com o {Ayato} e fornecer as reações de Congelamento, que mantém os inimigos desabilitados e evita que você tome dano ou sofra interrupções. O ponto fraco desse time é a incapacidade de se congelar chefões. Ainda assim, o alto DPS é mantido e você possui uma excelente bateria elemental, além de ser capaz de espalhar os elementos com o {Kazuha}. Por fim, o maior ponto forte desse time é o dano em uma área absurdamente enorme que ele possui. Todos os três principais personagens – {Kazuha}, {Ayato} e {Ganyu} – possuem Supremos que ocupam uma área assustadoramente grande quando ativados. E, se não fosse o suficiente, além de ativar a ressonância, {Qiqi} também possibilita uma recuperação extremamente rápida para seu time.

      Outra possibilidade é um time baseado em Eletricamente Carregado. Esse time pode ser formado pelos mais diversos personagens, mas um dos que mais me agradou até o momento é composto pelo {Ayato}, acompanhado da {Beidou}, {Fischl} e {Jean}. A {Jean} fica responsável por espalhar os elementos e manter o grupo vivo. A {Fischl} e a {Beidou} são capazes de aplicar Electro com extrema eficiência – em especial a {Beidou}, graças ao seu Supremo. Todavia é possível substituir a {Fischl} por qualquer outro aplicador Electro ou mesmo alguém de outro elemento – mas nesse caso você perde a ressonância e, portanto, perde a maior parte da sua capacidade de gerar energia elemental. {Jean} pode ser tranquilamente substituída pela {Sayu}, mantendo a cura a função de espalhar elementos. Outra versão desse time poderia ser montada com o {Ayato}, {Shogun Raiden}, {Zhongli} e {Kokomi}. Ainda se mantém sendo um time baseado em Eletricamente Carregado, porém com mais cura e menos geração de partículas elemental. Esse time é mais eficiente na defesa dos personagens, mas é menos ofensivo em contrapartida. Também gosto muito dele em casos em que rapidez não importa tanto, mas sobrevivência sim.

      Um terceiro time – que eu não indico muito, mas até que funciona – seria o de Vaporização, mas nesse caso quem desencadeia a reação geralmente é outro personagem que não o {Ayato}. Isso porque seus ataques são bastante rápidos e não temos nenhum aplicador Pyro tão eficiente. Desse modo, podemos compor o time com ele, seguido pelo {Bennett}, {Sucrose} e a {Xiangling}, nosso astro principal e a responsável pelas reações elementais. Equipar a {Xiangling} com bastante PE é fundamental para que funcione e ela deve ter status adequados e bastante equilibrados, pois será sua principal fonte de danos. É um bom time, mas o {Ayato} em si tem uma função bem pequena nesse time e poderia ser substituído facilmente pelo {Xingqiu}, mantendo a eficiência e os danos.

      Considerações Finais

      {Ayato} é um personagem muito bom, com capacidade de causar danos na casa dos 200k mesmo nas mãos de um jogador F2P sem muitos recursos disponíveis, utilizando apenas uma build de entrada.

      Apesar disso, ele não é um personagem para qualquer um. Se você gosta de ver números exorbitantes na sua tela, danos estrondosos que viram capa de vídeo no Youtube, talvez seja melhor esperar o próximo personagem ser lançado.

      {Ayato} causa excelentes quantidades de dano, mas seus números são pequenos e a magia acontece por conta de sua agilidade em causar danos, assim como no caso da {Keqing}, por exemplo. Se somados, todos os números pequenos que aparecem na tela um sobrepondo o outro acabam gerando um número bastante grande e atrativo, que é o dano total final do personagem. Além disso, sua gameplay é ágil em alguns momentos e estática em outros. O que pode gerar dualidade entre jogadores que gostam e desgostam do personagem ao mesmo tempo.

      Ele vale super a pena ser dropado e provavelmente ficará melhor com o tempo, conforme formos nos acostumando cada vez mais com sua gameplay e formos descobrindo seus pontos mais fortes e melhores usos.

      Ele é extremamente versátil e cabe bem nos mais variados times de diversos elementos e estilos de gameplay. Cabe ao jogador decidir como irá utilizá-lo.

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      E nunca se esqueça: Genshin é um jogo. E como tal, a diversão é o ponto principal aqui. Portanto, apenas jogue e se divirta da forma como preferir!

      Muito obrigado e até a próxima.