Guia do Iniciante 06: Artefatos e seus Status parte 1/3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Após termos abordado as configurações do jogo, desta vez falaremos sobre os Artefatos e seus status. No artigo de hoje, especificamente, veremos os status principais, status secundários, quais as limitações deles, quais status são possíveis de se obter em cada peça de artefato, a gradação desses artefatos e a diferença entre cada uma, além de diversas outras coisas importantíssimas para seu dia a dia no Genshin Impact.

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OS STATUS PRINCIPAIS

Nós temos, ao todo, 5 (cinco) artefatos para equipar em nossos personagens, os quais são Flor da Vida, Pluma da Morte, Areia do Tempo, Cálice de Erátema e Tiara de Logos.

Na Flor da Vida, também tratada apenas como “Flor”, é possível obter apenas Vida Flat como status principal. Nenhum outro status é obtido nessa peça de artefato, sequer a versão em porcentagem dele, apenas Vida Flat é possível de se obter aqui.

De forma similar, a Pluma da Morte, também conhecida apenas por “Pena”, somente pode receber ATQ Flat em seu status principal e nada além disso.

Já a Areia do Tempo pode receber, dentre outros vários status, DEF%, Vida% e ATQ%, mas nunca os status em sua forma Flat, que são exclusivos da Flor e da Pena, exceto pela Proficiência Elemental que pode sim aparecer como status principal tanto na Areia do Tempo quanto no Cálice e na Tiara também.

Uma boa observação é que a Proficiência Elemental está sempre presente em sua forma Flat e ela não existe de nenhuma outra forma, porém ela não é possível de ser obtida na Flor ou na Pena, como já vimos anteriormente.

Já no Cálice de Erátema nós podemos ter, além da DEF%, Vida% e ATQ% como na Areia do Tempo, um status diferente e de extrema importância chamado Bônus de Dano. Esse Bônus de Dano é responsável por aumentar todos os danos que nós causamos – e veremos maiores detalhes sobre isso no próximo artigo. Ele é fundamental para o bom funcionamento dos nossos personagens e você muito provavelmente sempre vai querer esse status principal em seu Cálice.

A Tiara de Logos, por sua vez, oferece também os status DEF%, Vida%, ATQ% e outros mais comuns. Além disso, oferece um novo status principal de suma importância para personagens que desempenham a função de healer: o Bônus de Cura. Tal qual o Dano CRIT, o Bônus de Cura é responsável por aumentar nossa eficiência, porém em vez de melhorar nossos danos ele melhora a cura realizada pelo personagem que tem esse status equipado.

Outros status de suma importância são a Taxa CRIT e o Dano CRIT (CRIT é como o jogo simplifica o termo “Crítico” ou “Crítica”). O Dano CRIT, como já comentado, fortalece ainda mais nosso personagem com um dano adicional além do que já causaríamos naturalmente. Porém, ele está refém da Taxa CRIT para que possa funcionar.

Em termos simplificados:

  • Taxa CRIT é a responsável por determinar se o seu dano será ou não considerado como Dano CRIT;
  • Em caso positivo, então seu dano natural será multiplicado pela porcentagem de Dano CRIT que o personagem tiver, aumentando ainda mais seu dano causado.

E de modo a facilitar seu entendimento, os status principais que você provavelmente vai querer nos seus artefatos, considerando que a Flor sempre dá Vida Flat e a Pena sempre dá ATQ Flat e isso não pode ser alterado, serão os seguintes:

  • ATQ% na Areia do Tempo
    • O que mudará apenas em alguns poucos casos, como em personagens que se beneficiam mais de outros status do que de ATQ. Nesses casos isso ficará explícito no talento do respectivo personagem e também será abordado em meus guias de build;
  • Bônus de Dano no Cálice
    • Seja ele de Dano Elemental ou Dano Físico o Bônus de Dano é quase sempre a melhor opção nesta peça de artefato, visto que multiplica ainda mais nosso dano natural – e veremos maiores detalhes sobre isso no último capítulo (guia número 8) desse tema de artefatos e seus status.
  • E na sua Tiara você provavelmente quererá Taxa CRIT ou Dano CRIT
    • Isso porque esses status, assim como o Bônus de Dano, são responsáveis por nos oferecer um dano adicional que multiplica inclusive o próprio Bônus de Dano. Daí sua enorme importância e valor, fazendo com que nossos personagens fiquem realmente muito mais poderosos.

STATUS SECUNDÁRIOS E OUTROS ESCALONAMENTOS

Os status secundários possíveis de se obter são:

  • DEF (Defesa)
  • ATQ (Ataque)
  • RE% (Recarga de Energia)
  • Vida
  • PE (Proficiência Elemental)
  • Taxa CRIT (Taxa Crítica)
  • e Dano CRIT (Dano Crítico)

Abordaremos em maiores detalhes a função de cada status desse no próximo artigo (guia número 7). Entretanto, é importante saber que a DEF, por exemplo, é responsável por fazer com que seu personagem receba menos dano de todas as fontes. Todavia, alguns personagens como o {Albedo} ou o {Arataki Itto} utilizam esse status não apenas para sua defesa, mas também para calcular seus danos.

Isto ocorre porque é especificado em seus talentos que, em vez do ATQ padrão da maioria dos personagens, será utilizado em seu lugar o status DEF para calcular seu dano, como pode ser visto na imagem a seguir que retrata o talento da Habilidade Elemental do personagem {Albedo}.

COMO FUNCIONAM OS STATUS DO TIPO PORCENTO

Os status em porcentagem estão por toda parte: status principais e secundários e armas. Após equipar completamente seu personagem, o jogo automaticamente coletará TODOS os status do tipo porcentagem, como por exemplo todos os ATQ% que você tiver equipados, somará tudo e então se obtém um valor total.

Por exemplo, digamos que você tenha equipado dois do artefato exibido acima que oferece +10,9% de DEF. O jogo somará os dois status DEF%, dando um total de 21,8% de DEF. Esses 21,8 multiplicarão o valor de DEF Base do personagem, que pode ser visto na tela de detalhes de status do personagem dentro do jogo, conforme exibido na imagem a seguir.

É importante ressaltar que os status ATQ%, Vida% e DEF% funcionarão dessa mesma forma também. E sobre a Recarga de Energia, todos os personagens possuem sempre 100% naturais nesse status. Qualquer valor adicional será somado aos 100% naturais do personagem.

Já os status Flat funcionam de forma levemente diferente: eles ainda são todos somados de acordo com seu tipo, assim como os status em porcentagem, porém agora não multiplicam mais os valores básicos. Em vez disso, eles são somados ao final do cálculo anterior com os status em forma de porcentagem. Desse modo, possuem muito menos peso em nossa eficiência se comparados com os status em porcentagem e, lá pelo late-game (leia-se status 40 ou acima) eles começam a perder tanta eficiência que já praticamente não são mais utilizados por simplesmente não valerem mais o seu esforço.

REFERÊNCIA DE ATRIBUTO

Essa função nova que chegou com o patch 2.7 de Genshin Impact é responsável por exibir para o jogador uma tabela com indicação de qual status principal a maior parte dos jogadores ativos do game estão utilizando naquela respectiva peça de artefato e para aquele respectivo personagem.

A exemplo, peguemos nossa Flor da Vida. Ao clicar nesse botão de Referência de Atributo, veremos listado apenas o atributo Vida e na parte do “Índice de Escolhas” teremos 100% sendo exibidos. Isso ocorre porque a Flor sempre dá Vida Flat como status principal (também exibido pelo jogo apenas como Vida sem o sinal de porcentagem). Na impossibilidade de se obter outros status principais nessa peça de artefato, claramente 100% dos jogadores estão utilizando a única possibilidade independentemente de qual personagem tenhamos escolhido para visualizar a tabela.

Já ao alterarmos para uma Areia do Tempo no personagem Albedo, veremos que agora temos DEF%, ATQ% e RE% como opções e suas respectivas porcentagens de utilização. Ao analisamos a informação, vemos que a maioria massiva dos jogadores ativos utiliza DEF% como status principal na Areia do Tempo que possuem equipada em seu personagem Albedo.

Isso, claro, não indica que esta é ou que sempre será a melhor opção – apesar de que, no caso do Albedo, de fato o é – mas sim funciona como uma ajuda para que você tenha alguma mínima base de conhecimento e possa saber logo de cara o que é que a maioria dos jogadores de Genshin Impact têm utilizado como status principal naquela peça de artefato para aquele personagem em específico naquele dado momento.

Tudo isso é variável e eu sempre abordo esse tema nos guias de Build, então super recomendo que você se mantenha antenado(a) para os guias de build se quiser saber os detalhes específicos de cada personagem de Genshin Impact.

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje! Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse vídeo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Nos vemos no próximo artigo, então.

Muito obrigado e até a próxima!