Guia do Iniciante 12: A importância de cada talento, como ativar e para que servem as constelações

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Em Genshin Impact os nossos personagens possuem níveis, como em todo clássico RPG. Apesar disso, armas também possuem níveis e há ainda um sistema de ascensões em ambos. E como se não fosse o bastante, não apenas nós temos diferentes armas, artefatos e conjuntos, como também temos os talentos e as constelações dos personagens.

Tudo isso talvez seja muita informação para quem nunca teve contato com jogos do gênero, mas o artigo de hoje vem para falar exatamente sobre a importância dos talentos, suas funções, além de para que servem e como ativar as constelações dos seus personagens e mais várias dicas como já é de costume aqui no canal.

ASSISTA TAMBÉM EM VÍDEO

FUNÇÕES DOS PERSONAGENS

Todos os personagens em Genshin Impact possuem Talentos. Talentos são habilidades especiais que cada personagem é capaz de utilizar e, portanto, são os talentos que diferenciam um personagem do outro.

Alguns personagens possuem talentos que curam, outros que protegem enquanto a maioria possui talentos que causam dano.

Personagens que possuem mais talentos de dano são chamados de DPS. E dentre os DPS, há a divisão entre Main DPS e Off DPS.

O Main DPS é o personagem que mais causa dano no time, o responsável pela maior parte do seu DMG Output – que é o termo que eu costumo usar para me referir à quantidade total de dano que seu time é capaz de causar em cada rotação. Já os Off DPS são personagens que causam uma quantidade razoável de dano, mas ou não tanto a ponto de serem considerados Main DPS ou não ficam pouco tempo em campo ou ainda esta não é a única função que desempenham no time. A título de exemplo, temos o personagem Xingqiu. Ele causa uma excelente quantidade de dano. Apesar disso, sua real função é a de auxiliar seu Main DPS possibilitando que ele cause reações elementais. Funciona bem com a Hutao, por exemplo. Enquanto o Xingqiu mantém os inimigos afetados pelo elemento Hydro, a Hutao causa reações de Vaporização, aumentando grandiosamente seu dano total.

Personagens que possuem talentos de defesa ou cura são chamados de Suportes. Dentre estes, há a separação entre escudeiros e curandeiros, funções que às vezes se misturam, mas isso não é uma regra. A título de exemplo, temos os personagens Zhongli e Diona. Enquanto o Zhongli possui um dos melhores escudos do Genshin e causa um dano bastante decente, do outro lado a Diona causa muito menos dano, seu escudo é um pouco inferior, mas em compensação ela cura o seu time enquanto o protege com escudos e causa algum dano tudo ao mesmo tempo. Por sua vez, os curandeiros – geralmente chamados de Healers, termo em inglês que significa exatamente a mesma coisa – são personagens cuja única função é realmente a de curar seu time, mantendo seus personagens vivos. Como exemplo, temos a personagem Barbara, gratuita para todos os jogadores de Genshin e disponível já desde o começo do jogo. Ela é capaz sim de causar algum dano, mas a sua única função real é a de curar seu time.

OS TALENTOS

Como já explicado antes, talentos são as habilidades dos seus personagens. E nós sabemos que todos os personagens atacam com a arma equipada. Portanto, o primeiro talento de todo e qualquer personagem é o talento que determina os danos dos seus ataques normais, carregados e imersivos – que já foram explicados no primeiro capítulo desta série de guias, inclusive.

Além disso, na maioria massiva dos personagens de Genshin Impact o padrão seguido será o exposto adiante:

  • Primeiramente o talento dedicado aos ataques normais, carregados e imersivos, como já explicado;
  • Após ele, apresenta-se o talento responsável pela Habilidade Elemental do personagem. A Habilidade Elemental é o que permite a qualquer personagem causar dano elemental a inimigos ou, no caso de escudeiros e curandeiros, utilizar o seu elemento para proteger e auxiliar seu time. Um exemplo prático de uso dessa habilidade é, novamente, o personagem Xingqiu. Sua Habilidade Elemental causa dano Hydro ao alvo atingido, afeta este alvo com o elemento Hydro e permite a execução de reações elementais relacionadas ao elemento – e nós ainda teremos futuramente um guia completo dos elementos nesta série de guias;
  • Em seguinte temos por padrão o talento responsável pela sua Explosão Elemental – também chamada de Ultimate ou, como eu prefiro, Supremo. O Supremo de um personagem é a sua habilidade mais poderosa, que demonstra seu real potencial na maioria dos casos. Um exemplo claro disso é, mais uma vez, o personagem Xingqiu. Seu Supremo é praticamente uma versão mais poderosa de sua Habilidade Elemental: ele desfere diversos danos do elemento Hydro ao longo de um determinado tempo, sempre afetando o alvo com o elemento e permitindo desencadear as reações elementais relacionadas ao mesmo.
  • Além disso, teremos ainda três talentos passivos, sendo que dois deles começam já ativos e um é ativado somente ao liberar a ascensão para o nível 70 no personagem. Estes talentos passivos geralmente são utilitários e oferecem bônus como recompensas adicionais em expedições, marcação de itens no minimapa, redução do consumo de stamina ou até mesmo alguns efeitos passivos que fortalecem seus personagens ou o próprio personagem.

Todavia, alguns poucos personagens possuem um talento de combate adicional responsável por alterar a forma como se movimentam. Até o presente momento, os dois personagens com talentos de combate adicionais são a Mona e a Ayaka. Ambas se movimentam de forma diferente dos demais, tornando-se parte de seu próprio elemento e ativando efeitos adicionais.

No caso da Mona, por exemplo, ao correr a personagem consome stamina para se tornar água e se mover muito mais rapidamente que o normal. Além disso, ela pode andar sobre a água e quando desativa o efeito aplica o estado de Molhado a inimigos que estiverem bem próximos ao ponto onde ela surgir. Já a Ayaka faz a mesma coisa, porém com o elemento Cryo em vez do Hydro.

MULTIPLICADORES

Outro ponto fundamental dos talentos são os multiplicadores, eles estão por absolutamente todos os lados. De maneira geral, os multiplicadores dos talentos são responsáveis por, como o nome sugere, multiplicar o status ATQ do personagem a fim de que se descubra quanto dano ele vai causar em seu alvo.

Apesar disso, alguns talentos utilizam outros status como multiplicador. Nesses casos, você não utiliza o status ATQ e sim aquele que for informado na tela do talento. No caso do Albedo, por exemplo, utilizamos o status DEF para calcular o dano das flores transitórias, que são os danos passivos causados pela Habilidade Elemental do personagem.

Estes multiplicadores são aumentados de acordo com o nível atual do talento. Quanto maior o nível do talento, maior o dano, cura ou a eficiência de qualquer que seja o feito fornecido pelo respectivo talento.

Por isso é de suma importância elevar o nível dos talentos dos seus personagens. O ideal é alcançar o nível 8, que é onde reside o maior custo-benefício levando-se em consideração o tempo e dificuldade para se obter os recursos necessários para elevar os talentos.

ATIVANDO CONSTELAÇÕES

Para ativar uma constelação você só precisa de uma única coisa: tirar outra cópia do mesmo personagem no Gacha. Quando você dropa seu personagem pela primeira vez, ele vem com as constelações zeradas, sem nenhuma delas ativada. Desse momento em diante, cada nova cópia do mesmo personagem que dropar será responsável por ativar uma constelação nesse personagem.

IMPORTÂNCIA DAS CONSTELAÇÕES

De modo similar com o que ocorre com os talentos, as Constelações permitem que seu personagem se torne mais poderoso. Às vezes aumentando diretamente um multiplicador de dano e em outras situações liberando novas funcionalidades para suas habilidades já pré-existentes ou até mesmo expandindo uma habilidade que já existia antes.

De modo geral, entenda as constelações como um segundo tipo de talento que custa caro e geralmente não traz um benefício que justifique seu custo. Apesar disso, constelações são extremamente úteis e, se te for possível, recomendo que as ative. Isso porque, muito embora o custo seja maior que o benefício na maior parte dos casos, mesmo assim há benefícios sendo recebidos que não podem ser obtidos de nenhuma outra forma. No fim, acaba quase sempre valendo a pena.

Nos vídeos de build mais recentes eu tenho indicado quais constelações são mais valiosas, além de explicar em detalhes os funcionamentos delas em todos os vídeos de build inicial aqui do canal.

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho aqui na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos {} mais abaixo. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse ARTIGO com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Nos vemos no próximo ARTIGO, então. Muito obrigado e até a próxima!