Guia do Iniciante 14: Vaporização e Fusão explicadas em detalhes

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Vaporização e Fusão são as duas reações do tipo Amplificador que temos – ao menos até o momento – em Genshin Impact e ambas funcionam exatamente da mesma forma: seu personagem causa algum dano naturalmente, de acordo com seus talentos, taxa e Dano CRIT, bônus de dano etc. Caso ativada a reação de Fusão ou Vaporização, esse dano será amplificado por um multiplicador pré-definido que pode ser aumentado pela sua Proficiência Elemental, assunto para um vídeo futuro.

Primeiramente muitas boas-vindas ao canal Tio Lou Games, eu sou o Tio Lou e você está assistindo minha série de guias para iniciantes no Genshin Impact. Você consegue acessar todos os outros guias a partir da playlist que eu montei, que você consegue acessar clicando aqui.

No vídeo de hoje eu vou explicar especificamente sobre as duas reações, Vaporização e Fusão, sobre como, exatamente, elas funcionam, seus multiplicadores, utilizações, formas de ativação e muito mais. Tudo isso logo depois da vinheta.

ASSISTA TAMBÉM EM VÍDEO

A VAPORIZAÇÃO

Como já inserido no vídeo anterior, a reação elemental de Vaporização é a junção dos elementos Hydro e Pyro em Genshin Impact.

A ordem com que você ativa cada elemento vai determinar a quantidade de dano que a reação causará. Essa reação não possui um dano próprio, mas em vez disso ela possui um multiplicador. Esse multiplicador fará exatamente o que seu nome sugere: multiplicará seu dano natural.

Dano natural é como eu chamo a quantidade de dano que seu personagem é capaz de causar por conta própria, sem considerar qualquer reação elemental, com um ataque qualquer como um ataque normal, carregado, imersivo, Habilidade Elemental ou mesmo um Supremo. Mas sem considerar qualquer tipo de reação elemental.

Para fins de exemplo, tomemos como parâmetro o dano causado pela minha Hutao sem nenhuma reação elemental. Perceba que ela desferiu um total de 23.161 pontos de dano. Essa mesma Hutao, com os mesmos status, arma e artefatos, mas desta vez desencadeando uma reação de Vaporização, causa um dano total de 46.962 pontos. E é justamente esse o poder das reações elementais do tipo Amplificador. Elas multiplicam o nosso dano de tal forma que nos tornemos mais eficazes em combate.

Se fizermos a engenharia reversa desse dano, podemos obter o multiplicador da nossa reação. Para isto, pegamos nosso dano máximo – causado durante a reação de Vaporização – e dividimos esse valor pelo nosso dano mínimo – causado durante o nosso dano natural, sem reações elementais. Portanto, temos 46.962 / 23.161 = 2,03, com precisão de duas casas decimais. Esses 2,03 é o multiplicador que define em quantas vezes nosso dano natural foi aumentado pela reação elemental.

Mas nós bem sabemos, como visto no vídeo anterior, que a reação e Vaporização quando desencadeada por Pyro tem multiplicador de 1.5x. Então, de onde vieram esses 2,03x? E a resposta vem rápida: da Proficiência Elemental! Se formos analisar, minha Hutao conta com 110 pontos de Proficiência Elemental, que aumentam em aproximadamente 20% os danos das reações de Vaporização e Fusão em quaisquer ordens de ativação.

Veremos todos os detalhes da Proficiência Elemental e seu funcionamento num vídeo futuro, mas já fica esta informação para referência aqui neste artigo. De todo modo, apenas entenda que se o elemento ativador da Vaporização fosse o Hydro e não o Pyro, então teríamos um multiplicador ainda maior. Nesse caso, naturalmente o multiplicador é de 2x o dano natural. A Proficiência aprimoraria esses 2x, tornando-os ainda maiores em relação aos 1.5x do nosso exemplo com a Hutao desencadeando a reação.

QUEM DEFINE O MULTIPLICADOR?

Uma pergunta extremamente pertinente: afinal, quem é que define qual multiplicador será empregado na nossa reação elemental do tipo amplificador? E a resposta vem rápida novamente: quem estiver desencadeando a reação.

Quando falamos de desencadear a reação, geralmente vemos sendo utilizado o termo “trigger”, que significa exatamente a mesma coisa que “quem desencadeou”. Portanto, o elemento “trigger” é o elemento que foi responsável por ativar determinada Reação Elemental. E tendo isso em mente, sabemos que quando, numa Vaporização, o elemento trigger é Pyro, temos um multiplicador natural de 1.5x. Já quando o elemento trigger é o Hydro, temos um multiplicador natural de 2x. Logo, quando a Hutao, personagem que controla o elemento Pyro, desencadeia uma Vaporização, temos um multiplicador natural de 1.5x. Já quando o Xingqiu, que controla o elemento Hydro, desencadeia a reação de Vaporização, temos um multiplicador de 2x sendo empregado no cálculo do dano final. E ambos podem ser igualmente beneficiados pela Proficiência Elemental.

De modo simplificado: quem aplica o segundo elemento é o trigger da reação. No caso de inimigos elementais, como slimes Cryo, que sempre estão afetados pelo seu próprio elemento, todo ataque é um trigger. Como o slime está sempre com aquele elemento ativado, qualquer ataque seu será o segundo elemento sendo aplicado, portanto se tornando o trigger da reação.

E A FUSÃO?

A fusão segue exatamente o mesmo padrão da vaporização. Quando o trigger é o Cryo, temos um multiplicador de 1.5x. Quando o trigger é o Pyro, temos um multiplicador de 2x. E da mesma forma que ocorre na Vaporização, temos também a Proficiência Elemental aumentando ainda mais esses multiplicadores. Funciona exatamente da mesma forma, só muda o elemento.

BUG VISUAL NA REAÇÃO DE VAPORIZAÇÃO

Uma coisa de extrema importância que deve ser dita é o seguinte: diferentemente das reações transformativas, as amplificadoras não possuem capacidade de ativação em cadeia. Isso significa que apenas uma única reação pode ser ativada por aplicação elemental.

Quando você afeta o alvo com Pyro, por exemplo, e logo em seguida ativa a Vaporização, os elementos são fundidos para que a reação elemental ocorra com sucesso e então o alvo fica livre de elementos.

Porém, há um atraso gráfico que pode atrapalhar seu entendimento quando a ordem inversa é aplicada. Ao afetar o alvo por Hydro e logo após por Pyro, a reação de Vaporização é ativada normalmente com o multiplicador correto. Todavia, o símbolo de Hydro não é removido do alvo, fazendo parecer que você poderia ativar a reação novamente com outro ataque Pyro sem ter que reiniciar o processo do zero. Mas quando você desfere o ataque Pyro, percebe que se trata apenas de um bug gráfico. A reação não é ativada novamente.

Ambas as reações do tipo Amplificador precisam que o procedimento de ativação seja totalmente contemplado para que funcionem. Se você acabou de ativar uma reação de Vaporização, terá que repetir os dois elementos novamente para que outra reação ocorra. E o mesmo vale para a Fusão. Reações em cadeia funcionam apenas com as reações elementais do tipo transformativo.

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube e/ou me seguir no hoYoLAB para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos {}. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse artigo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Nos vemos no próximo artigo, então. Muito obrigado e até a próxima!