Guia do Iniciante 39: Como derrotar Oceanid

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Oceanid é um dos chefes Elite de Genshin Impact que mais costumam dar problemas aos jogadores que estão começando, não possuem tanta experiência ou mesmo aos mais desatentos. Isso porque o chefão possui algumas formas diferentes, por assim dizer, que podem causar sérios problemas à sua equipe caso você não se prepare bem, caso não conheça bem o combate antes de se aventurar contra o inimigo.

De todo modo, é um combate bastante divertido e até mesmo simples. Basta conhecer as mecânicas e seus problemas acabaram! E foi justamente isso que eu vim compartilhar com você no guia de hoje: as mecânicas de combate e melhores times para enfrentar o Oceanid de Liyue! Logo depois da vinheta.

Primeiramente muitas boas-vindas ao canal Tio Lou Games, eu sou o Tio Lou e você está assistindo minha série de guias para iniciantes no Genshin Impact. Você consegue acessar todos os outros guias – inclusive o guia do Gacha – a partir da playlist que eu montei, que você pode acessar clicando aqui.

Então vamos às dicas de hoje!

ASSISTA EM VÍDEO

A LOCALIZAÇÃO

Caso você não saiba exatamente como chegar até este chefão, basta seguir pela estrada principal de Mondstadt descendo em direção à nação de Liyue.

Ao chegar no Portal de Pedra você poderá liberar um ponto de teleporte. A partir deste ponto de teleporte, basta seguir em frente pelo caminho mantendo-se sempre à direita até encontrar um túnel atravessando a Colina de Wuwang.

Neste túnel basta seguir em frente, enfrentando alguns inimigos no caminho, até localizar outro ponto de Teleporte nas Planícies Bishui. Daqui, continue em frente e encontrará a plataforma onde fica o chefão elite Oceanid.

Quando quiser iniciar o combate, basta interagir com o círculo azulado no chão.

O COMBATE

O combate com o chefão Oceanid é dividido em etapas. Durante cada etapa, Oceanid evocará mímicos de água. Esses inimigos tomarão a forma de algum animal, aleatoriamente, dentre Garças, Falcões, Patos, Caranguejos, Javalis, Furões, Sapos ou Tentilhões, que são essas aves gorduchas e super fofas.

Dependendo do animal evocado, ele poderá vir em trios, duplas ou apenas um por vez.

  • Garças e Falcões sempre serão evocados em trios;
  • Patos e Caranguejos virão sempre em duplas e possuem resistência reduzida contra o elemento Cryo;
  • Javalis e Furões também virão sempre em duplas e possuem resistência reduzida contra o elemento Pyro.
  • Sapos e Tentilhões são evocados sempre sozinhos, de um em um, e possuem resistência reduzida contra o elemento Geo.
    • Além disso, sapos e tentilhões quando destruídos evocam uma bomba de água que, ao explodir, causa Dano Hydro numa área imensa.
    • Esses mímicos que viram bombas são sempre evocados nas bordas da arena, facilitando sua fuga quando necessário.

ENFRENTANDO OS TRIOS

Falcões são os bichos mais problemáticos deste combate, visto que voam e são muito ágeis. Para lidar com eles será necessário possuir ataques de longo alcance. Servem aqui personagens como a Lisa, Yae Miko ou qualquer outro que possua longo alcance. Durante este combate é preciso prestar atenção aos movimentos das aves: assim que elas iniciarem seu ataque rasante, o único que possuem, basta mover-se para o lado a fim de escapar. Não possuem muita vida, mas seu dano é alto e você deve evitá-lo sempre que possível.

As garças, por sua vez, são mais simples de enfrentar. Elas possuem a vida bastante baixa e recebem muito dano, sendo fácil derrotá-las. Todavia, é necessário ficar atento ao seu ataque: uma onda de água que causa muito dano quando nos atinge. É fácil fugir deste golpe, pois ele é razoavelmente lento e move-se apenas em linha reta. Basta prestar atenção na direção em que a onda foi lançada e então mover-se para o lado a fim de evitar ser atingido.

ENFRENTANDO AS DUPLAS

Patos e Caranguejos são idênticos em combate. A diferença principal é que os caranguejos se movem em círculos, enquanto os patos sempre perseguirão seus personagens. Além disso, ambos possuem uma aura de dano ao seu redor. Enquanto você estiver dentro desta aura, receberá dano ao longo do tempo. Um dano alto e perigoso. Portanto, mantenha-se longe destes inimigos sempre que possível. De tempos em tempos eles pararão para descansar antes de continuar andando. Para derrotá-los, a melhor estratégia é utilizar golpes de médio e longo alcance, como ataques da Yanfei, Yae Miko, Lisa, Ganyu, etc. Ou então utilizar personagens do elemento Cryo para mantê-los congelados e tirar proveito de sua resistência inferior ao gelo. Personagens como o Kaeya, Chongyun ou Ganyu se tornam superpoderosos aqui.

Já os furões e javalis possuem uma quantidade razoável de vida e defesa. Sua melhor estratégia seria vaporizá-los utilizando ataques elementais de Pyro, tirando proveito de sua resistência inferior a este elemento. Estes dois ficam se curando continuamente, então você deve manter seu dano num ritmo adequado. Do contrário, sua vida se manterá cheia. Personagens indicados aqui são a Yanfei, Diluc, Yoimiya, Xiangling ou outros que possuam um bom dano Pyro. Os javalis possuem dois ataques: uma investida curta e outra longa. Ele sempre dará uma investida contra seu personagem, esteja você perto ou longe dele. Basta mover-se para o lado a fim de escapar do dano, no entanto. Seu movimento é bastante lento e previsível, tornando fácil evitar o dano. Já os furões apenas desferem um único ataque que é como uma espécie de unhada ou rabada que atinge numa pequena AdE em volta do mímico. É fácil escapar por conta de seu curto alcance, bastando manter certa distância durante os ataques. Mas caso eles consigam te acertar você receberá uma bela quantidade de dano. Portanto, cautela!

ENFRENTANDO OS SOLITÁRIOS

Sapos e Tentilhões aparecem sempre sozinhos, como já citado anteriormente. Além disso, sua resistência reduzida contra Geo não costuma ser de grande ajuda aqui, visto que a maioria dos jogadores não utiliza o elemento Geo em suas equipes principais – especialmente os que estão no começo do jogo. Com relação a personagens aqui a minha maior indicação fica por conta do elemento Cryo. Ganyu e Kaeya são excelentes escolhas para este combate, por exemplo.

Os sapos possuem dois ataques: uma onda de água extremamente parecida com a das garças, porém com o dano levemente inferior, e um pulo alto que causa dano numa grande área ao redor de seu ponto de queda. Para fugir da onda, basta olhar seu percurso e mover-se para o lado, tal qual fizemos com as garças. Já para fugir do pulo alto você precisará de atenção redobrada: assim que cai no chão, é gerada uma onda ao redor do sapo. Para fugir do dano você deve seguir esta onda, pulando junto a ela e na mesma direção. Se ficar parado ou pular em sentido contrário, receberá um grandioso dano.

Já os tentilhões possuem dois ataques, mas que são apenas variações do pulo alto do sapo que acabamos de ver. O pulo alto do tentilhão é idêntico ao do sapo, então servem exatamente as mesmas estratégias já passadas. Além disso, seu segundo ataque é o pulo baixo. Este é uma versão bem mais fraca do pulo alto. Sua AdE é pequena e o dano também. Não há muito o que se preocupar com este pulo baixo, basta distanciar-se levemente do inimigo para fugir do dano.

Por fim, estes dois inimigos evocarão uma bomba de Hydro ao serem derrotados. Esta bomba será evocada exatamente no mesmo local em que o inimigo tombou, mas eles sempre surgem nas bordas da arena. Logo, mantenha-os lá em vez de carrega-los para o centro do campo de batalha. Isso permite que você fuja com maior facilidade do dano da bomba, já que sua área imensa dificulta a fuga correndo. Em vez disso, desfira um ataque imersivo para a água quando a bomba for explodir. Seu mergulho impedirá que a bomba lhe atinja e você não receberá qualquer dano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para derrotar Oceanid você não causará dano diretamente à sua vida. Em vez disso, derrotará seus mímicos. Estes, por sua vez, possuem a vida diretamente ligada à vida de Rhodeia, o Oceanid de Liyue. Quando derrotados, o dano causado a eles será transferido para a Oceanid e ela, consequentemente, perderá vida. Portanto, basta derrotar seus mímicos para derrotar Rhodeia.

Ao enfrentar os falcões é de extrema importância ter algum personagem de longo alcance, um usuário de Arco ou Catalisador, visto que construções Geo como os pilares do Zhongli ou a flor do Albedo não funcionam nesta arena.

Pelo fato de Rhodeia ser um inimigo elemental de Hydro, logicamente qualquer ataque do elemento Hydro não terá efeito contra ela.

Outro ponto interessante a se considerar também é que estes mímicos evocados sempre estão afetados por Hydro. Isso permite que você desencadeie Cristalização com extrema facilidade. Ter um personagem Geo na equipe te permite manter-se sempre com um escudo Hydro ativo. E tendo em vista que os ataques de todos os mímicos serão sempre elementais de Hydro, esta é uma excelente ideia e pode substituir a presença de algum escudeiro em seu time. Estando protegido por um Cristal Hydro inclusive te permite absorver boa parte do dano da explosão da bomba de água que alguns mímicos evocam. É realmente uma ajuda e tanto!

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube e/ou me seguir no hoYoLAB para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse artigo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Muito obrigado e até a próxima!