Guia do Iniciante 43: Como Derrotar Andrius, o Lobo do Norte

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Andrius, Lupus Boreas ou Desafio do Lobo do Norte são os nomes como as pessoas mais conhecem a batalha semanal contra o lobo espiritual de Mondstadt. Ele é o chefe mais difíceis da região e está disponível desde cedo na sua jornada em Genshin Impact. Ele é bastante forte e conhecer a fundo suas habilidades e mecânicas certamente lhe ajudará a economizar muito tempo e esforço, já que você precisará enfrentá-lo repetidas vezes para obter itens de ascensão para diversos personagens, como o próprio Viajante, Razor, Xingqiu, Klee e muitos outros.

Por isso, trago hoje dicas sobre cada detalhe do combate contra o chefão a fim de que você não passe o aperto que eu passei lá no começo da minha jornada.

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A LOCALIZAÇÃO

Caso você não saiba exatamente como chegar até este chefão, o caminho mais simples consiste em sair de Mondstadt rumo ao sul e então a Oeste seguindo rumo ao Reino dos Lobos. De lá, basta seguir a estrada até chegar no domo onde fica o chefão. Para conseguir enfrentar o chefão é necessário primeiro concluir a missão lendária do personagem Razor. Concluída a missão e liberado o chefão, para iniciar o combate basta aproximar-se do chefe.

O COMBATE

A batalha contra Andrius é liberado após você atingir o Rank de Aventura 21, quando você pode, enfim, concluir a missão lendária do personagem Razor. Neste RA você já deve ter alguns personagens interessantes e seus equipamentos atuais devem ser suficientes ainda que você não tenha ido em busca deles.

O combate aqui pode se tornar mais complicado dependendo dos personagens que você possui à sua disposição. Andrius é imune a ataques dos elementos Cryo e Anemo, portanto personagens como Venti, Heizou, Kaeya e outros do gênero são altamente contraindicados nesta luta. Apesar disso, a resistência do lobo contra todos os outros elementos é idêntica, então exceto Cryo e Anemo, pouco importa qual elemento você utilizará neste combate.

A luta é dividida em duas fases, cada uma contando com metade da vida do chefão. E por falar em vida, Andrius tem esse status aos montes. Cada uma de suas fases possui vida equivalente a quantidade total de vida do Stormterror. Você precisará de muito dano e paciência para finalizar esta luta, mas dominando as mecânicas tudo se tornará mais simples.

É válido ressaltar que o lobo destruirá qualquer construção Geo com apenas um golpe caso entre em contato com elas. Posicione-as, portanto, preferencialmente atrás do lobo para evitar danos.

ATAQUES DO BOSS – FASE 1

Andrius possui um total de cinco ataques que ele pode utilizar ao longo da primeira fase de combate.

  • Pulo:
    • Andrius pula no ar e salta contra o círculo de gelo que aparece no chão, causando  100% de seu ATQ como dano Cryo em área, além de gerar também um orbe Cryo para sua equipe.
  • Investida:
    • Após carregar por alguns segundos, Andrius rapidamente investirá contra seu personagem, causando 120% de ATQ como Dano Cryo e deixando um rastro de gelo no caminho percorrido. Andar por este rastro de gelo afetará sua equipe com Cryo e diminuirá sua velocidade de movimento por algum tempo.
  • Corte Cryo:
    • Andrius levanta sua pata dianteira e lança um corte com suas unhas que acerta todos à sua frente, causando 70% de seu ATQ como Dano Cryo ao redor do lobo.
  • Golpe com a Cauda à distância:
    • Andrius força suas patas contra o chão e move rapidamente sua cauda enquanto atira pequenos cubos de gelo contra seu personagem, causando Dano Cryo. Estes cubos de gelo continuam na arena e explodem após um certo tempo, gerando também um orbe Cryo para sua equipe.
  • Corte Giratório:
    • Andrius cria uma área gélida circular abaixo de si antes de girar rapidamente, causando 100% de seu ATQ como Dano Cryo na área demarcada pelo círculo azul no chão. Apesar de não parecer, por se tratar de um círculo, a área de acerto deste golpe é levemente maior à frente do lobo e menor atrás dele. Este golpe também gera um orbe Cryo e não pode ser evadido usando uma esquiva com frames de invencibilidade.

ATAQUES DO BOSS – FASE DE INTERLÚDIO

Após descer a vida do chefão em sua primeira fase, hora ou outra Andrius entrará na fase de Interlúdio. Esta fase pode ser pulada apenas caso você reduza a vida do lobo a zero antes do início da fase de interlúdio – mas isto é impraticável em situações cotidianas, sendo possível apenas se sua equipe estiver estupidamente poderosa, então apenas não se preocupe com isto e conheça a fase de interlúdio para saber como lidar com o lobo.

Durante esta fase, Andrius fará somente um único movimento e desferirá somente um único ataque. O lobo se moverá para a parte periférica da arena de combate e correrá em círculos. Após algum tempo, ele parará e então iniciará uma investida contra seu personagem. Mantenha-se no centro da arena para facilitar sua movimentação. A parte periférica da arena ficará afetada por Cryo e sua velocidade será amplamente reduzida caso você entre nesta área. Para fugir da investida do lobo, basta aguardar ele chegar razoavelmente perto e então correr para o lado, não importa qual. Caso te atinja, aplicará Cryo em sua equipe, causando 20% do ATQ do lobo como Dano Cryo e reduzindo sua velocidade de movimento.

Para vencer esta fase há duas opções, sendo que eu indico a segunda pela facilidade que ela oferece:

  1. A primeira opção é reduzir a vida do chefe para abaixo de 55%, o que é difícil por conta de sua movimentação bastante rápida. Mas é possível causar dano no lobo utilizando personagens com Arco graças aos ataques com mira. Catalisadores também atingem o lobo e as bombas da Klee e a segunda constelação do Viajante Geo ajudam a causar dano no chefão durante esta fase, mas exigem que você fique muito próximo do chefão, então é uma má ideia por conta da investida do lobo nesta fase.
  2. A segunda opção, a que eu mais indico, é apenas aguardar até que a fase termine de forma automática. Neste caso, apenas fuja de suas investidas e aguarde pacientemente até a troca para a fase 2.

Apenas como um adicional, quando realiza a investida Andrius larga um rastro de gelo no chão. Entrar em contato reduzirá a velocidade de movimento da sua equipe.

ATAQUES DO BOSS – FASE 2

Na segunda fase do combate, logo no começo e de forma automática, Andrius expulsará todos os jogadores próximos dele. Este movimento não causa dano. Durante esta fase o lobo também poderá utilizar quaisquer dos ataques descritos na fase 1.

Logo no começo desta fase Andrius também evocará seis pilares de gelo. Um círculo azul será gerado no chão abaixo de cada pilar e pisar neste círculo causa Dano Cryo de 5% do ATQ de Andrius e reduz a velocidade do seu movimento. Estes pilares explodirão após Andrius lançar suas habilidades Rugido ou Lâminas de Ar. A explosão causará 80% de seu ATQ como Dano Cryo numa AdE e gerará entre 0-5 orbes elementais, aleatoriamente. Apesar de não terem barras de vida, os pilares podem ser destruídos com reações elementais. Ataques do elemento Pyro são os mais eficientes.

Agora vejamos os novos ataques do chefão nesta fase:

  • Tempestade de Gelo:
    • Andrius carrega por um momento e então evoca cubos de gelo que caem do céu, causando 30% de seu ATQ como Dano Cryo em área. A localização e a área serão marcadas no chão por linhas azuladas. As bordas da arena serão preenchidas com um chão congelado que causa 5% do ATQ do lobo como Dano Cryo caso você permaneça sobre ele, além de reduzir sua velocidade de movimento. Os cubos de gelo que caem não podem ser esquivados usando os frames de invencibilidade da corrida.
  • Rugido do Rei Lobo:
    • Andrius carrega por alguns instantes e então ruge, causando 1-3% de seu ATQ como Dano Anemo ao longo do tempo numa gigantesca área ao seu redor. O dano é maior quanto mais distante você estiver do lobo. A melhor opção é permanecer o mais próximo possível do chefe, talvez utilizar um escudo se você tiver ou curar-se para manter-se vivo.
  • Golpe com a Cauda melee:
    • Andrius balança rapidamente sua cauda e causa 70% de seu ATQ como Dano Cryo numa pequena área ao seu redor.
  • Ondas de Gelo:
    • Andrius levanta suas patas dianteiras enquanto cria um caminho congelado à sua frente que aplica Cryo aos personagens que ficarem sobre o caminho. Ele então lança ondas de gelo pelo caminho, causando, cada uma, 50% de seu ATQ como Dano Cryo.
  • Lâminas de Ar:
    • Andrius levanta suas patas dianteiras, então evoca três lâminas de ar verticais no formato de um arco de 60º à sua frente, causando 50% de seu ATQ como Dano Anemo.
  • Pequeno Lobo Fantasma:
    • Andrius evoca um pequeno lobo fantasma para atacar seus personagens, causando 30% de ATQ como Dano Cryo. A frequência com que este lobo fantasma ataca aumenta com o passar do tempo. Este golpe é desferido somente quando Andrius está com a Vida abaixo de 15%.

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos o artigo de hoje. Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever em meu canal do Youtube e/ou me seguir no hoYoLAB para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar esse artigo com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Muito obrigado e até a próxima!