Ela é completamente pobre e talvez isso explique porque economiza tanto nas roupas – acho que ela não tem dinheiro pra comprar muito tecido, então acaba ficando seminua mesmo. Mas o que interessa é que a Mona teve uma ascensão estrondosa e tão rápido quando se destacou, acabou caindo no esquecimento. Grande parte da culpa por isso vem dos youtubers que usavam o Supremo dela aos montes para aumentar o dano de determinada habilidade e, então, fazer aquele print super chamativo para as thumbnails de seus vídeos.
Mas apesar dos pesares, Mona ainda segue firme e forte em Maio de 2022 ou será que já perdeu a utilidade que tinha? – e agora eu nem me refiro à questão dos “click-baits”, mas sim ao fato dela multiplicar os danos da nossa equipe.
Mona é uma personagem de função única – o que não te impede de utilizá-la da forma que quiser - e que, na verdade, é extremamente simples de se equipar e utilizar. Boa parte das pessoas acaba tendo dificuldade não com os equipamentos ou armas, mas sim com o funcionamento do Supremo dela. Eu confesso que tive alguma dificuldade de entender também, mas é algo tão simples que vai parecer até estranho uma vez que você entenda. Mas passo-a-passo, comecemos pelos Artefatos.
Artefatos não são uma grande questão pra Mona, como eu já expliquei. Apesar disso, tenho algumas ressalvas a fazer:
Outras opções são viáveis, mas vão caindo cada vez mais em desempenho. O comparativo completo de artefatos você pode acessar pelo link a seguir: https://cdn.tiolou.com.br/d0tLzmF1.
Abaixo, imagens do comparativo de artefatos para times de Vaporização e Congelamento, respectivamente. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).
A melhor opção é o catalisador de 4⭐ . Nem mesmo as armas de 5* que temos atualmente no jogo são melhores que um Sinfonia no R5. Se formos considerar um Sinonia no R1, as armas de 5⭐ , sem seus acúmulos e possuem exatamente o mesmo desempenho que a arma de 4⭐. Apenas o Oração Perdida com todos os seus 4 acúmulos é que acaba levando alguma vantagem em cima do Sinfonia R1. A partir do R2, o Sinfonia passa a ser já a melhor opção de todas – principalmente se considerarmos a relação custo x benefício.
Outras armas também funcionam, mas são menos eficazes. Se você não tem nem mesmo um único Sinfonia, então pode utilizar o , do PB pago, o da lojinha da Paimon, , , e até mesmo um , de 3⭐. Todos funcionam, mas nenhum é tão bom quanto o Sinfonia.
Abaixo três imagens dos comparativos de armas de 4⭐ (R1 e R5) e 5⭐ (apenas R1) em times de vaporização. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).
E a seguir, mais três imagens dos comparativos das armas de 4⭐ (R1 e R5) e 5⭐ (apenas R1) em times de congelamento. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).
Apesar de não parecer, o Supremo da Mona funciona de forma extremamente simples e você vai entender agora como é:
Abaixo um print da tela do talento da personagem exemplificando o que foi dito acima. Clique na imagem para ampliá-la (abre numa nova janela).
E é só isso! Agora um bônus: se você causar uma reação de Vaporização com a Mona na ativação do Supremo dela, o dano da explosão será muito maior. Mas em times de congelamento isso não faz tanta diferença, visto que a reação em si não causa dano, apenas sua ramificação: o Estilhaçar, que é quando você quebra um inimigo congelado.
Os status que eu indico hoje são levemente diferentes dos que eu indiquei no vídeo original da personagem, há mais de 1 ano. E isso porque com o tempo e a experiência adquirida foi possível obter melhores resultados com focos levemente diferentes dos que eu tinha na época. Hoje temos o seguinte:
Apenas no caso de você estar mirando num time de Vaporização, talvez seja uma boa ideia colocar PE na Areia do Tempo. Mas vale fazer um teste e verificar se realmente vale a pena. No meu caso em específico, valeu mais a pena utilizar ATQ e ficar apenas com os 80 de PE do Trupe Itinerante.
Nos substatus, busque colocar RE, ATQ%, Taxa e Dano CRIT em tudo que te for possível. É possível colocar PE no lugar da RE caso você tenha uma bateria no time.
A seguir, um diagrama dos status indicados para facilitar a visualização. Clique na imagem para ampliá-la (abre numa nova janela).
Começando pela dica mais importante de Gameplay: se você mira num time de Vaporização, é de suma importância afetar os alvos por pyro ANTES de ativar o Supremo da Mona. Desse modo, você garante que seja ELA quem desencadeia a reação elemental, aumentando os demais danos de seu Supremo. Em times de congelamento isso não faz diferença, no entanto. E em times de Eletricamente Carregado a única diferença que faz é por conta do bug da reação que pra você saber exatamente do que se trata eu recomendo assistir o vídeo em que falo sobre "Que bug é esse do Eletricamente Carregado?". Seguindo para os times, temos o cenário a seguir.
O time Morgana, formado pelo , , e , faz excelente uso das capacidades da personagem. É um time baseado em Congelamento, com um controle de campo absurdo, um dano em área de dar inveja e um DPS respeitável. Chefões não são congelados nem sugados pelo Supremo do , mas ainda recebem todo o dano que o time é capaz de causar.
Um ótimo time baseado em Vaporização é formado pela , , {Bennett} e mais um DPS Pyro. Esse DPS pode ser o , , ou até mesmo a , que apesar de não ter um poderoso dano burst ataca bastante rápido e ainda tira proveito do bônus de dano oferecido pela Mona. É possível substituir a pelo ou também, fique à vontade.
Times baseados em Eletricamente Carregado também funcionam, principalmente se você tiver o junto. Uma boa opção seria uma versão Electro do time Morgana, composto pela , , e por último a , ou e até mesmo a caberia aqui. Esse time tem a gameplay idêntica ao Morgana, a única diferença é o elemento utilizado e, portanto, as reações elementais desencadeadas. Esse time desestabiliza inimigos e causa danos em área invejáveis. Além disso, graças à presença da junto à ressonância Electro você já possui toda a RE que poderia precisar, dispensando completamente a sua preocupação com esse status nos artefatos ou arma. Variações desse time também funcionam, cada qual com suas peculiaridades.
ainda é super relevante, principalmente levando em consideração que sua habilidade funciona por porcentagem de dano e não com valores fixos. Isso permite que ela seja uma personagem durável, sem data de validade. A qualquer momento ela trará os mesmos resultados, com ou sem power creep. Com ou sem as variações naturais de todo jogo em pleno desenvolvimento.
Portanto, super vale a pena ter a personagem. Apesar de parecer complicada, ela é simples. E entender essa simplicidade torna tudo mais fácil de encaixar.
Apesar disso, nunca se esqueça: Genshin é um jogo. E como tal, a diversão é o ponto principal aqui. Portanto, apenas jogue e se divirta da forma como preferir!
Muito obrigado e até a próxima!