Mona: Build Atualizada, como funciona o Supremo dela, melhores Armas, Artefatos, Times e mais

Ela é completamente pobre e talvez isso explique porque economiza tanto nas roupas – acho que ela não tem dinheiro pra comprar muito tecido, então acaba ficando seminua mesmo. Mas o que interessa é que a Mona teve uma ascensão estrondosa e tão rápido quando se destacou, acabou caindo no esquecimento. Grande parte da culpa por isso vem dos youtubers que usavam o Supremo dela aos montes para aumentar o dano de determinada habilidade e, então, fazer aquele print super chamativo para as thumbnails de seus vídeos.

Mas apesar dos pesares, Mona ainda segue firme e forte em Maio de 2022 ou será que já perdeu a utilidade que tinha? – e agora eu nem me refiro à questão dos “click-baits”, mas sim ao fato dela multiplicar os danos da nossa equipe.

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CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Mona é uma personagem de função única – o que não te impede de utilizá-la da forma que quiser – e que, na verdade, é extremamente simples de se equipar e utilizar. Boa parte das pessoas acaba tendo dificuldade não com os equipamentos ou armas, mas sim com o funcionamento do Supremo dela. Eu confesso que tive alguma dificuldade de entender também, mas é algo tão simples que vai parecer até estranho uma vez que você entenda. Mas passo-a-passo, comecemos pelos Artefatos.

ARTEFATOS

Artefatos não são uma grande questão pra Mona, como eu já expliquei. Apesar disso, tenho algumas ressalvas a fazer:

  • Se você estiver mirando num time de Vaporização, que é onde a Mona possui o maior DMG Output, então é importante ter os status padrão bem definidos. E isso inclui ATQ e PE. Portanto, nesse caso em específico, nossa primeira opção seria a mescla de 2 peças do Gladiador, Reminiscência, Além-vida Cinábrio, Ecos do Sacrifício ou qualquer um desses artefatos que dão +18% de ATQ com 2 peças do Trupe Itinerante pelos +80 de PE.
  • Agora, se você estiver mirando em times de congelamento, como o famoso Morgana, o ideal é equipar 4 peças do Selo de Insulação pelo bônus de RE e o buff no dano do Supremo de acordo com quanta RE a personagem tiver. Ou, uma segunda opção, seria mesclar 2 peças do Profundezas com 2 do Ritual pelos bônus de +15% de Dano Hydro e +25% de dano no Supremo, respectivamente. Essa opção não fica muito longe do Selo completo, mas acaba perdendo algum desempenho.

Outras opções são viáveis, mas vão caindo cada vez mais em desempenho. O comparativo completo de artefatos você pode acessar pelo link a seguir: https://cdn.tiolou.com.br/d0tLzmF1.

Abaixo, imagens do comparativo de artefatos para times de Vaporização e Congelamento, respectivamente. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).

ARMAS

A melhor opção é o catalisador de 4⭐ {Sinfonia dos Indolentes}. Nem mesmo as armas de 5✰ que temos atualmente no jogo são melhores que um Sinfonia no R5. Se formos considerar um Sinonia no R1, as armas de 5⭐ {Memórias de Poeira}, {Oração Perdida aos Ventos Sagrados} sem seus acúmulos e {Prova de Kagura} possuem exatamente o mesmo desempenho que a arma de 4⭐. Apenas o Oração Perdida com todos os seus 4 acúmulos é que acaba levando alguma vantagem em cima do Sinfonia R1. A partir do R2, o Sinfonia passa a ser já a melhor opção de todas – principalmente se considerarmos a relação custo x benefício.

Outras armas também funcionam, mas são menos eficazes. Se você não tem nem mesmo um único Sinfonia, então pode utilizar o {Pérola Solar}, do PB pago, o {Ágata do Penhasco Obscuro} da lojinha da Paimon, {Olho do Juramento}, {Contos de Dodoco}, {Mappa Mare} e até mesmo um {Guia de Magia}, de 3⭐. Todos funcionam, mas nenhum é tão bom quanto o Sinfonia.

Abaixo três imagens dos comparativos de armas de 4⭐ (R1 e R5) e 5⭐ (apenas R1) em times de vaporização. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).

E a seguir, mais três imagens dos comparativos das armas de 4⭐ (R1 e R5) e 5⭐ (apenas R1) em times de congelamento. Clique nas imagens para ampliá-las (abre numa nova janela).

COMO FUNCIONA O SUPREMO DA MONA

Apesar de não parecer, o Supremo da Mona funciona de forma extremamente simples e você vai entender agora como é:

  1. Ao ser lançado, Órbita Divina, o Supremo da personagem, prende alvos pequenos dentro de uma bolha de água que dura 8s e explode no fim da duração, causando dano Hydro em todos os alvos afetados pela habilidade. Esse dano é baseado no multiplicador que você encontra na tela de detalhes do talento e pode desencadear reações elementais.
  2. Além disso, todos os alvos atingidos, não apenas os pequenos, são acometidos por um status chamado Presságio, que faz eles receberem dano adicional de todos os ataques que você desferir contra eles por 6s. Esse dano adicional vai de 42% no nível 1 do talento até 60% no nível 10 do talento. E é assim que você cai no Bait das thumbnails com danos estratosféricos. Basta ativar o Supremo da Mona e seus demais personagens causarão mais 60% de dano durante o Presságio.

Abaixo um print da tela do talento da personagem exemplificando o que foi dito acima. Clique na imagem para ampliá-la (abre numa nova janela).

E é só isso! Agora um bônus: se você causar uma reação de Vaporização com a Mona na ativação do Supremo dela, o dano da explosão será muito maior. Mas em times de congelamento isso não faz tanta diferença, visto que a reação em si não causa dano, apenas sua ramificação: o Estilhaçar, que é quando você quebra um inimigo congelado.

STATUS

Os status que eu indico hoje são levemente diferentes dos que eu indiquei no vídeo original da personagem, há mais de 1 ano. E isso porque com o tempo e a experiência adquirida foi possível obter melhores resultados com focos levemente diferentes dos que eu tinha na época. Hoje temos o seguinte:

  • ATQ na Areia do Tempo – ou RE se você não tiver uma bateria no time;
  • Dano Hydro no cálice;
  • E Taxa/Dano CRIT na Tiara, o que você estiver precisando mais.

Apenas no caso de você estar mirando num time de Vaporização, talvez seja uma boa ideia colocar PE na Areia do Tempo. Mas vale fazer um teste e verificar se realmente vale a pena. No meu caso em específico, valeu mais a pena utilizar ATQ e ficar apenas com os 80 de PE do Trupe Itinerante.

Nos substatus, busque colocar RE, ATQ%, Taxa e Dano CRIT em tudo que te for possível. É possível colocar PE no lugar da RE caso você tenha uma bateria no time.

A seguir, um diagrama dos status indicados para facilitar a visualização. Clique na imagem para ampliá-la (abre numa nova janela).

GRUPOS e GAMEPLAY

Começando pela dica mais importante de Gameplay: se você mira num time de Vaporização, é de suma importância afetar os alvos por pyro ANTES de ativar o Supremo da Mona. Desse modo, você garante que seja ELA quem desencadeia a reação elemental, aumentando os demais danos de seu Supremo. Em times de congelamento isso não faz diferença, no entanto. E em times de Eletricamente Carregado a única diferença que faz é por conta do bug da reação que pra você saber exatamente do que se trata eu recomendo assistir o vídeo em que falo sobre “Que bug é esse do Eletricamente Carregado?”. Seguindo para os times, temos o cenário a seguir.

O time Morgana, formado pelo {Venti}, {Mona}, {Ganyu} e {Diona}, faz excelente uso das capacidades da personagem. É um time baseado em Congelamento, com um controle de campo absurdo, um dano em área de dar inveja e um DPS respeitável. Chefões não são congelados nem sugados pelo Supremo do {Venti}, mas ainda recebem todo o dano que o time é capaz de causar.

Um ótimo time baseado em Vaporização é formado pela {Mona}, {Sucrose}, {Bennett} e mais um DPS Pyro. Esse DPS pode ser o {Diluc}, {Hutao}, {Yanfei} ou até mesmo a {Yoimiya}, que apesar de não ter um poderoso dano burst ataca bastante rápido e ainda tira proveito do bônus de dano oferecido pela Mona. É possível substituir a {Sucrose} pelo {Venti} ou {Kazuha} também, fique à vontade.

Times baseados em Eletricamente Carregado também funcionam, principalmente se você tiver o {Venti} junto. Uma boa opção seria uma versão Electro do time Morgana, composto pela {Mona}, {Venti}, {Raiden} e por último a {Yae Miko}, {Fischl} ou {Beidou} e até mesmo a {Kojou Sara} caberia aqui. Esse time tem a gameplay idêntica ao Morgana, a única diferença é o elemento utilizado e, portanto, as reações elementais desencadeadas. Esse time desestabiliza inimigos e causa danos em área invejáveis. Além disso, graças à presença da {Raiden} junto à ressonância Electro você já possui toda a RE que poderia precisar, dispensando completamente a sua preocupação com esse status nos artefatos ou arma. Variações desse time também funcionam, cada qual com suas peculiaridades.

ENCERRAMENTO

{Mona} ainda é super relevante, principalmente levando em consideração que sua habilidade funciona por porcentagem de dano e não com valores fixos. Isso permite que ela seja uma personagem durável, sem data de validade. A qualquer momento ela trará os mesmos resultados, com ou sem power creep. Com ou sem as variações naturais de todo jogo em pleno desenvolvimento.

Portanto, super vale a pena ter a personagem. Apesar de parecer complicada, ela é simples. E entender essa simplicidade torna tudo mais fácil de encaixar.

Apesar disso, nunca se esqueça: Genshin é um jogo. E como tal, a diversão é o ponto principal aqui. Portanto, apenas jogue e se divirta da forma como preferir!

Muito obrigado e até a próxima!