Guia do Iniciante 08: Conjuntos, como dropar os status desejados, fórmula de dano e mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O artigo de hoje vem para encerrar de uma vez o capítulo de artefatos e seus status, o que cada um faz, como evoluir esses status e diversos outros pontos, abordando as informações que ficaram faltando desde o vídeo passado.

Primeiramente muitas boas-vindas ao canal Tio Lou Games, eu sou o Tio Lou e você está assistindo minha série de guias para iniciantes no Genshin Impact. Você consegue acessar todos os outros guias a partir da playlist que eu montei, que você consegue acessar clicando aqui.

Hoje nós veremos a importância e o peso que cada status têm no nosso dano, além de entender como dropar os status desejados e ainda sobre os conjuntos de artefatos, seu funcionamento e drop.

ASSISTA EM VÍDEO

DROPANDO OS STATUS CERTOS

Como eu já disse algumas vezes, mas nunca é ruim reforçar essa informação: os drops de status principais e de substatus nos artefatos são completamente aleatórios e o único fator que rege essa relação é a sorte, nada além disso.

Portanto, para dropar o artefato que nós chamamos de “perfeito” – quando ele tem o status principal e todos os 4 substatus totalmente adequados para determinado personagem – precisamos contar com a sorte e apenas isso. Não há nada que melhore a chance de isso acontecer, não há mistério, não existe ritual milagroso. Conte com a sorte e apenas com ela!

Apesar disso, o que você pode fazer é o que eu já comentei algumas vezes nesses vídeos para iniciantes: guardar todas as suas Resinas Condensadas para usar após atingir o Rank de Aventura 35, que é quando os artefatos de 5⭐ começam a aparecer e quando a sua chance de drop atinge o auge – que é baixo sempre, mas melhora nesse rank. Desse modo você otimiza seu farm inicial de artefatos. Apesar de que isso também não vai te dar garantia nenhuma, mas facilita bastante as coisas.

CONJUNTOS DE ARTEFATOS

Agora que você já domina os atributos dos artefatos, é chegada a hora de abordarmos o tema principal desse capítulo nos guias para iniciantes: os conjuntos de artefatos. Eles são a parte mais importante e uma das coisas que mais impactam no desempenho do seu personagem. A escolha correta dos conjuntos de artefatos é fundamental para que seu time performe bem.

Cada conjunto de artefatos fornecerá algum bônus que pode ser ativo ou passivo. Os bônus ativos necessitam de alguma ação sua para que eles comecem a funcionar. Os passivos funcionam o tempo inteiro independente de suas ações. Geralmente os bônus passivos são levemente menores que os ativos, mas acabam compensando pela facilidade que proporcionam ao usuário. Além disso, os bônus variam de acordo com quantas peças do conjunto você equipou ao mesmo tempo em seu personagem.

Temos hoje conjuntos de 1 e de 4 peças. Os conjuntos de 1 peça perderam seu valor com o passar do tempo e hoje praticamente não são mais utilizados. Isso se deve principalmente ao fato de que as peças desses conjuntos geralmente estão limitadas a 4⭐, enquanto os conjuntos de 4 peças mais importantes chegam a ter artefatos de 5⭐, que como vimos anteriormente, escalonam mais e são sempre nosso objetivo. Mas o importante aqui é entender que:

  • Num conjunto de 1 peça, ao equipar a única peça disponível – que é sempre uma Tiara – você já ativa o bônus do conjunto, que é sempre passivo;
  • E num conjunto de 4 peças você possui duas opções:
    • Equipar 2 peças e obter apenas o primeiro bônus que o conjunto é capaz de oferecer;
    • Ou equipar todas as 4 peças e obter todos os bônus do conjunto ao mesmo tempo.

Por vezes você vai querer equipar apenas duas peças, como no caso do Xiao com a mescla entre os conjuntos Sombra Verde e Último Juramento do Gladiador. Mas por vezes você vai preferir equipar todas as 4 peças, como no caso do próprio Xiao, porém desta feita equipado com o conjunto completo do Além-vida Cinábrio.

Quais conjuntos você vai equipar em cada personagem é tema para os vídeos de build, que já temos aos montes aqui no canal. Vou deixar, inclusive, a playlist das builds atualizadas de 2022 aqui no comentário fixado, primeiro comentário desse vídeo, para o caso de você querer saber exatamente quais as melhores opções para seus personagens.

E vale lembrar ainda que nos ranks de aventuras mais baixos – leia-se abaixo do 35 – não compensa você focar demais em build. Vale mais a pena deixar isso para um pouco mais tarde, como eu já comentei antes algumas vezes.

E ainda sobre os artefatos, um exemplo de bônus ativo é o do conjunto Chama Pálida, que depende de seu personagem ativar sua Habilidade Elemental para que o benefício se ative e seu personagem ganhe mais +9% de ATQ durante 7 segundos. Repare ainda que esse bônus pode ser acumulado até duas vezes, portanto se dentro desse tempo você ativar a Habilidade Elemental do seu personagem novamente, terá não apenas 9, mas 18% de aumento no seu status ATQ do personagem que tiver esse conjunto equipado. Por fim, esse artefato oferece um benefício adicional quando você consegue manter os dois acúmulos ativos: nesse caso, o efeito do bônus de duas peças é dobrado. Ou seja, em vez dos 25% de Dano Físico você passa a ter 50% de Dano Físico. É lógico que como isso é um benefício do conjunto de 4 peças, caso você só use 2 não terá acesso a ele e ficará restrito a somente os 25% do bônus de 2 peças.

Já o conjunto Bruxa das Chamas Carmesim é um exemplo de bônus híbrido entre passivo e ativo, que oferece benefícios passivos em ambos os bônus de 2 e de 4 peças e um efeito ativo no bônus de 4 peças. No de duas peças, que geralmente é sempre passivo mesmo em todos os artefatos, você recebe mais 15% de Bônus de Dano Pyro. Já no bônus de 4 peças, você tem um aumento nos danos das suas reações elementais. Esse bônus funciona de forma igual à Proficiência Elemental, que veremos num vídeo futuro, e entra inclusive na mesma parte da fórmula de dano do jogo. Além disso, o bônus de 4 peças ainda diz que ao ativar uma Habilidade Elemental os efeitos do bônus de duas peças são aumentados em 50% durante 10 segundos e isso pode acumular até 3 vezes. Ou seja, se a cada 10s você ativar a Habilidade Elemental do personagem equipado com este conjunto, após três ativações seguidas o bônus de 2 peças é aumentado num total de 150%. E enquanto você mantiver esse efeito ativo ele irá perdurar. Mas uma vez passados os 10 segundos da duração do efeito, tudo volta do zero e você terá de realizar as ativações todas novamente.

SABENDO MAIS SOBRE ARTFATOS

Para você saber maiores detalhes não apenas sobre os artefatos, mas especialmente sobre eles que são nosso tema no vídeo de hoje, vou deixar um link para o meu site com uma database supercompleta do Genshin Impact: https://genshinimpact.tiolou.com.br.

Nesse link você vai encontrar listados todos os atualmente 39 conjuntos de artefatos disponíveis em Genshin Impact, seus bônus de 1, 2 e 4 peças, além de sua localização exata, ou seja, em quais domínios você pode entrar a fim de dropar esses conjuntos de artefatos. E ainda é possível encontrar indicações de quais personagens são mais indicados para o artefato em questão. Ao clicar na imagem do personagem você acessará a página específica dele e lá poderá encontrar guias específicos de build para este personagem, além da tabela de EXP que indica a quantidade necessária de Livros de Experiência de cada tipo para que você evolua seu personagem até determinado nível. Essa tabela é geral e funciona igualmente para todos os personagens do jogo, independentemente de sua gradação.

PESOS DOS STATUS EM NOSSOS DANOS

Cada status terá um peso diferente numa determinada função do nosso personagem. Tudo isso se dá por conta do modo como a fórmula de dano do jogo dispõe os fatores que a compõem. Sobre a fórmula de dano especificamente eu falarei futuramente pois é um tema deveras complexo e demandará tempo e mais conhecimento do que o que eu já abordei até esse oitavo guia. Mas hoje eu lhes apresento a fórmula de Outgoing Damage, que é o modo mais simplificado de calcular quanto dano causaremos a inimigos.

Essa fórmula não inclui a mitigação dos danos, apenas nosso Outgoing – que em termos mais simples é quanto dano nosso personagem causará ANTES de calcularmos a defesa do inimigo.

Temos que:

  • Saída de Dano = (ATQ ✰ %Habilidade + Dano Flat) ✰ (1 + %Bônus de Dano)

Logo, nossa saída de dano – ou Outgoing Damage – é equivalente ao nosso status ATQ multiplicado pela porcentagem de dano do talento utilizado e somado a qualquer espécie de dano flat que tivermos, cujo resultado será multiplicado por 1 + a soma de todos os nossos Bônus de Dano pertinentes ao talento utilizado.

E apenas para completar um pouco mais essa fórmula, temos também o trecho que trata do Dano CRIT. Como eu já disse anteriormente, primeiro o jogo rola uma espécie de dado invisível que determinará se seu dano foi ou não um crítico. Em caso positivo, pegamos o resultado desse cálculo que acabamos de fazer e multiplicamos por 1 + a porcentagem de Dano CRIT que nosso personagem tiver.

Desse modo, podemos considerar o seguinte peso para cada status em nosso dano: ATQ é o que determina um valor base para nosso cálculo. Nós já vimos que alguns personagens como o Albedo não usam ATQ e sim outro status para este fim, mas independentemente disso, ter um bom valor de ATQ – ou qualquer que seja o status que o talento leve em consideração na hora de causar o dano – garantirá que tenhamos uma boa base para multiplicar nosso dano final.

A porcentagem de dano do talento utilizado também é fundamental e ela multiplicará nosso valor base. Portanto, elevar o nível do talento é de suma importância.

Dano Flat é um bônus específico e bastante raro que eu não vou abordar nesse vídeo aqui, mas ele é um bônus rígido que só é somado ao valor do nosso ATQ multiplicado pela porcentagem do talento.

Após isso, temos o Bônus de Dano, que multiplicará o resultado de tudo que já fizemos até aqui.

Portanto, temos 3 fatores de importância na fórmula de dano: ATQ ✰ Talento% ✰ Bônus de Dano. E como numa boa fatoração, o importante mesmo é o equilíbrio. Não basta ter muito de um só status. Precisa ter um valor razoável em todos eles.

Digamos que você tenha 300 pontos para distribuir entre os três fatores. De qual forma teremos o maior resultado possível? Temos inúmeras possibilidades aqui. Podemos, por exemplo, dispor os números em 20 ✰ 20 ✰ 260. Ao todo, distribuímos nossos 300 pontos e o resultado será 104.000. Ou podemos dispor os mesmos 300 pontos de forma mais equilibrada, como por exemplo 100 ✰ 100 ✰ 100. E desse modo passamos de 104.000 para 1.000.000 de resultado.

E, no fim, o que eu sempre digo é: busque o equilíbrio. Não basta ter 250% de Dano CRIT se você só tem 1200 de ATQ. Assim como não basta ter 2500 de ATQ se a sua Taxa CRIT está em meros 15%. Tudo é o equilíbrio. Busque sempre o equilíbrio.

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos ainda o Dano CRIT que, se ativado de acordo com o que nós já vimos anteriormente, multiplicará ainda mais nosso dano a fim de que o valor final seja ainda maior, melhorando mais o nosso desempenho.

ENCERRAMENTO

E com isso encerramos não apenas o artigo de hoje, mas o capítulo de artefatos e status! Espero que você tenha curtido e, se curtiu, não esqueça de deixar um like e se inscrever para me ajudar a continuar divulgando meu trabalho aqui na plataforma. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E, se te for possível, me ajudaria muito também se você pudesse compartilhar este guia com quem mais você achar que vai gostar do conteúdo. Nos vemos no próximo artigo, então. Muito obrigado e até a próxima!